OPINIÃO

Você pode ajudar mulheres com câncer de mama

26/08/2015 19:14 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
Divulgação

O que você fez nos últimos três minutos do seu tempo? Navegou pelo site? Postou uma foto? Trocou mensagens com amigos? Sabia que você poderia ter usado esse tempo para ajudar mulheres com câncer de mama metastático a viver mais?

Como? Assinando a petição no site da Campanha Por Mais Tempo, que pede pelo acesso a tratamentos no SUS (Sistema Único de Saúde) que permitem que as mulheres com o câncer de mama em seu estágio mais avançado possam viver mais.

Graças aos avanços da medicina, hoje já existem tratamentos muito específicos, que levam em conta não só a doença, mas a especificidade do tumor. Isso torna essas terapias mais eficazes e provocam menos efeitos colaterais.

2015-08-03-1438605021-4738790-Campanhapormaistempo.jpg

Mas se, por um lado, comemoramos a vitória desses avanços científicos, por outro temos que reconhecer a triste injustiça de ver pacientes sem acesso a essas importantes conquistas da medicina.

Lançada em junho deste ano, Por Mais Tempo visa justamente a ampliar o conhecimento da sociedade sobre o câncer de mama metastático.

Muito se discute sobre essa doença em seus estágios iniciais, mas o assunto se encerra antes de falar que, em 30% dos casos, os estágios iniciais avançam para a fase metastática, quando o tumor já atingiu outros órgãos do corpo. Em 5% a 10% dos casos, o câncer de mama é descoberto com metástase.

Tão importante quanto falar sobre o diagnóstico precoce, que continua sendo a nossa melhor arma contra a doença, é discutir o que acontece quando, infelizmente, o diagnóstico não é precoce.

Hoje, mais da metade dos casos dessa doença descobertos na rede pública são diagnosticados já em fases avançadas, o que dificulta o tratamento e impacta diretamente no prognóstico da paciente.

Então, queridxs, mobilizem seus amigos, parentes, colegas... Falem sobre a campanha Por Mais Tempo e, o mais importante, assinem a petição.

Precisamos da ajuda de todos para dar chance às mulheres com câncer de mama metastático de viver mais. Você pode fazer essa diferença!

Participe da campanha, compartilhando, divulgando e assinando a petição pela oferta de novos medicamentos para câncer de mama metastático no sistema público de saúde. Acesse o site da campanha e faça parte desse movimento!

MAIS ENFRENTAMENTO DO CÂNCER NO BRASIL POST:

A Beleza contra o Câncer


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: