OPINIÃO

Filmes publicitários imperdíveis nesta Copa (VÍDEOS)

26/06/2014 13:08 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02
Reprodução/Youtube

Já fazia tempo que tinha planejado este post, desde quando começou a Copa, mas os trabalhos se acumularam e precisei esperar as férias para reunir em um só lugar aqueles vídeos publicitários incríveis que as marcas nos brindaram neste mundial.

Historicamente, as Copas costumam marcar avanços nas transmissões midiáticas. Foi assim com a Copa de 70, considerada a Copa da Televisão, em 74, a primeira Copa com imagens em cores, a de 94 com a internet prestes a se tornar comercial e mudar nossas vidas, as de 2006 e 2010 com as imagens em alta definição e neste 2014 a transmissão em 4K está a todo vapor, embora para poucos privilegiados. Sem esquecer que esta também é a Copa dos memes!

Na publicidade televisiva, quanta coisa mudou... Os formatos de 15'' e 30'' continuam onipresentes e caracterizando um modelo de negócios que vive - muito bem obrigada - desde a década de 60 no Brasil. Entretanto, a era das mídias sociais e do marketing 3.0, marcado pelo conteúdo e pelas histórias e estórias bem contadas, deram o ar da graça neste mundial.

As marcas, sejam patrocinadoras ou não da Copa, estão jogando bonito com seus filmes publicitários sofisticados e com temáticas que envolvem gente de todas as idades. Dificil não correr para a internet para assistir a versão completa das produções. Na Copa brasileira, o marketing de conteúdo e a linguagem cinematográfica entraram em campo com tudo. Os consumidores, cada vez mais exigentes e participativos, agradecem. Dentre as muitas opções, selecionei os filmes que mais me encantaram. Se você tem outras sugestões, compartilhe, assim aumentaremos a lista. Vamos lá.

The Game Before The Game - Beats by Dre:

Foi este vídeo que despertou a vontade de editar este post. Para mim o melhor de todos! Foi lançado antes do início do mundial. A marca norte americana de fones de ouvido e alto-falantes Beats by Dre é famosa pelos product placements em clipes musicais de cantores e rappers como Jay Z, Kanye West e Lady Gaga. Desta vez eles arrasaram com este vídeo mostrando The game before the game - "O jogo antes do jogo". Roteiro incrível, Imagens idem! E reparem na edição de som e na quantidade de nacionalidades que vão aparecendo com suas respectivas manias antes das partidas.

#WorldCup on Twitter - Love every Second:

Quem me conhece sabe o quanto defendo o #twitter, que considero a melhor mídia social para pesquisar, para se informar, para conhecer pessoas de todas as partes do mundo, para trabalhar e também se divertir. Pois bem, conheci há pouco tempo este vídeo do Twitter e adorei! Só quem assiste uma participa com o Twitter na mão vai compreender... E não me venham falar do Facebook, please! Just play it!

Nike Futebol - O último jogo:

Este foi um daqueles casos em que a primeira chamada, aquela de 15' segundos, entre uma partida e outra da Copa, me chamou a atenção, mas não o suficiente para clicar ali no Youtube e assistir ao vídeo completo. Ficava só adiando. Há poucos dias estive no cinema, e qual foi o curta que apresentaram antes do longa? Este mesmo! "O último jogo", da Nike. Compreendi por que ele é imperdível nesta Copa. Se você ainda não viu, não espere! Estória ótima, com vários elementos da cultura brasileira e ainda coloca em discussão coisas que fazem do futebol um esporte incrível: a presença humana e a imprevisibilidade das partidas. Assista!

Netflix na Copa - Obras da Copa:

Pra fechar, deixo este VT objetivo e super criativo da Netflix, que encontrou o melhor jeito de falar da Copa - sem falar da Copa! Se liga no texto. Demais!

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


MAIS COPA NO BRASIL POST:

Mick Jagger, o maior pé-frio de Copas