OPINIÃO

Um convite ao despertar político

22/03/2016 12:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
franckreporter via Getty Images
http://blogtoscano.altervista.org/bri.jpg

Não se cale. Ainda que nosso a maioria das pessoas não tenha educação política, evite o ódio gratuito e ame seu País.

Nesse turbilhão foque em perceber o despertar político de todos. Apesar de assustador com tanta manipulação, veja pelo lado bom: há uma sede de justiça que repercute nas ações cotidianas, que faz as pessoas buscarem entender nas escolas, nas redes, nas comunidades, que leva a discussão política para além dos sindicatos, partidos e centros políticos e chega dos bares à igrejas, organizações simples populares, às reuniões de famílias.

Há um desejo de paz e ordem que levará ao progresso, sim. Mas não de imediato. É um processo histórico em curso e estamos participando dele. Então fale mesmo suas ideias, sem ofender, mas sem ser tolo!

Permita-se ouvir opiniões distintas, mas também desabafe. O governo está aí para auxiliar na gestão da "coisa pública" e, por isso, recolhe o dinheiro em forma de impostos, na teoria, para o bem de todos.

Agora, se o "bem de todos" está um caos é claro que o governo está pegando nosso dinheiro e no mínimo não fazendo sua parte: enriquecendo ilicitamente, enquanto morremos lentamente. O governo deve conduzir o Brasil à evolução. Tem dinheiro suficiente, tem recursos naturais e humanos suficientes. Tem fé e amor neste povo, que desperta.

É um processo político e não manifestações isoladas dos últimos anos e meses: somos uma geração bombardeada de informações que passou a ter mais criticidade dos fatos. Ainda que no início dessa sabedoria em se posicionar, tente entender a beleza de poder questionar e ser cidadão. Que daí desse povo sedento surja uma mais coerente classe política. Quem sabe?

Ame seu país acima das injustiças: ser bom e justo ainda vale a pena.

Sou isenta de posições partidárias. Mas minha posição política é para derrubar as estruturas do mal e implantar um reino de paz e justiça: social, coletiva, inspiradora. O cenário político é um convite ao oportunismo? Infelizmente, mas nós, comuns, não podemos perder essa oportunidade de educação dentro da maior crise que já foi presenciada.

Para quem tem essa fé: Deus abençoe nosso país. Pra continuar laico sem perseguir ninguém. Ore, clame. Mas também fale, poste, vá. Faça além do ativismo de sofá ao conversar sobre os rumos do País sem fanatismo. Vote melhor, cara: um dia tudo muda. Pense: todos que estão lá já foram crianças. Onde erramos na educação de nossos representantes? Vamos fazer melhor, a começar do nosso lar.

LEIA MAIS:

- 10 histórias (de mulheres) inspiradoras

- Mães, isto talvez seja uma homenagem!

Também no HuffPost Brasil:

Entenda a Operação Lava Jato