OPINIÃO

'Uma ideia, uma ação'

02/02/2015 17:06 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02
divulgação/facebook

Foi uma experiência voluntária que mudou o rumo das nossas vidas. Era 2009 e trabalhávamos em uma editora criando projetos de comunicação customizados para empresas. Conhecemos então uma ONG no Capão Redondo (Casa do Zezinho) e resolvemos que seria bacana dar aula de jornalismo para os jovens de lá. Bolamos uma oficina que deveria durar quatro finais de semana e ter um fanzine lançado ao final do processo. Três anos depois, tínhamos criado uma revista para a comunidade - distribuída trimestralmente em 11 escolas da região -, mais de 100 jovens engajados no projeto e uma vontade de fazer aquilo se tornar sustentável.

Entendemos então que a gente tinha nas mãos um método que deveria ganhar escala, porque transformava vidas de verdade:

70% dos jovens haviam aumentado suas notas na escola.

30% passaram de média 5 em português para média 10.

50% foram aprovados no PROUNI e cursam hoje uma faculdade.

Não nos restou alternativa. A energia jovem e seu poder transformador nos fez enxergar que bastava um pitada de ferramenta e outra dose de oportunidades que, tcharam!, ali estava a chave de uma mudança. E que isso era um trabalho, mais do que um hobby ou uma atividade de fim de semana.

Criamos um ambiente para cumprir uma missão importante: falar de jovem pra jovem. Da periferia para o mundo. Com espaço para que esses jovens usem seu olhar como um motor que faz com que desejos pessoais virem vontades coletivas. E, assim, influenciem escolhas que promovem pequenas transformações no cotidiano, mudando a cara das cidades para melhor.

Em 2012, a Énois participou do programa Visão de Sucesso, parceria entre a Endeavor Brasil, o BID (Banco Interamericano de Desenvolviment) e o Itaú, e em 2014 foi escolhida pelo BID como uma das 16 startups mais inovadoras da América Latina.

Hoje, a Énois oferece cursos presenciais e também a distância, por meio da escola de jornalismo produz conteúdo - revistas, vídeos e pesquisas - com os jovens formados; e presta consultoria para que os próprios estudantes possam criar seus projetos.

Aqui no Brasil Post, a galera da Rede Énois fala sobre educação, direitos humanos e diversidade. Se interessou pelo trabalho? Curte nóis.

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

ETC: