OPINIÃO

Profissão: Hacker

05/08/2015 17:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

2015-08-05-1438805267-4318971-hackeronibus.jpg

Por Tiago Tuiuiu, morador de Figueira Grande, zona sul de São Paulo

A reação é sempre a mesma. Toda vez que eu conto que sou um hacker, as pessoas ficam assustadas ou com aquele sinal de interrogação estampado na testa. Ainda existe um mito de que todos os hackers invadem sistemas complexos de computador para roubar dados bancários, mandar vírus ou espionar as vidas alheias, mas não é bem por aí.

Os hackers estão em toda parte: eles podem transformar seu chuveiro em uma cascata de chocolate ou até mesmo um barril de azeitona em um reservatório sustentável de água.

Resumidamente, um hacker é um cara que entende tanto de alguma coisa ou de um sistema, que ele é capaz de "cortar caminhos" dentro de sua área de conhecimento, seja ela qual for.

Um pouco de história

As primeiras ideias hackers ligadas a computação nasceram na década de 1970, quando jovens da Califórnia, fascinados por computador, se encontravam para apresentar suas máquinas caseiras feitas com peças de videogame, dando origem aos primeiros computadores pessoais.

Antes disso, os computadores serviam apenas para uso exclusivo de empresas e do governo e faziam somente cálculos complexos.

Passe pra frente

Hackers também adoram transformar o que já existe em algo novo, indo além até mesmo do que o inventor planejou, e depois compartilhar suas descobertas ou criações. Para os hackers, não basta apenas saber, você deve passar o conhecimento pra frente.

É o que a gente está fazendo aqui na Énois com a série #aVidaNadaSecretadosHackers

O mundo hacker é complexo, e mais conhecido na área da tecnologia, mas vai bem além daí. Bora entender a língua deles pra hackear juntos \o/

Quer continuar lendo matérias como essa? Seja um apoiador firmeza da Énois e ajude a gente com as nossas formações de jornalismo com os jovens. Clique aqui e saiba como apoiar.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: