OPINIÃO

Prato Firmeza | Dr. Naturalle: restaurantes vegetarianos invadem a quebrada

A especialidade do estabelecimento familiar é a lasanha de berinjela.

13/06/2017 17:53 -03 | Atualizado 23/06/2017 12:41 -03

Por Steph Minucci

O setor de restaurantes vegetarianos vem crescendo na cidade de São Paulo. Segundo uma pesquisa do IBOPE em 2012, mais de 792 mil paulistanos se dizem vegetarianos. Apesar disso, poucas são as opções nas periferias da cidade. Por isso a procura pelo Dr. Naturalle é grande. Ele fica na Rua Agenor de Barros, na Vila Ponte Rasa, zona leste de SP. O pico, que antes dava lugar a uma loja de produtos naturais, hoje também se tornou um restaurante vegetariano.

Aberto em julho de 2015, o Dr. Naturalle atende, principalmente, os trabalhadores da região por estar localizado em uma área comercial do bairro. Professores de escolas próximas costumam comer por lá, mas para ganhar tempo, optam pela marmita. "Pedem tanta marmitex que quase não damos conta", explica Gabriela, filha dos donos, que é vegetariana desde que nasceu.

Steph Minucci

Hoje, Gabriela trabalha na cozinha do restaurante dos pais. Ela se lembra de quando a mãe, Marilene, também vegetariana, a levava para comer em lugares muito distantes por não terem opção perto de onde moram.

Ela conta que às vezes iam em restaurantes convencionais e pediam algo sem carne. "Aí a atendente dizia 'mas não é carne; é só presunto, é só frango, é só patê, o que indica que muitas vezes as pessoas não têm conhecimento sobre o vegetarianismo."

Abner, marido de Marilene e também dono do restaurante, não é vegetariano mas admira o movimento e considera importante ter pessoas vegetarianas no comando do fogão diariamente. "Temos a Jô, que trabalha com a Gabriela na cozinha, e Simone, atendente", explica. Para Simone, que mora em Guaianases, a existência deste tipo de restaurante na quebrada aproxima as pessoas do movimento, que ainda é muito desconhecido por lá.

A maioria dos funcionários da loja não é vegetariana, mas Gabriela diz que a convivência os despertou para uma alimentação mais saudável. "Eles curtem o movimento e isso acaba atingindo a vida deles também", comemora.

Dr. Naturalle conta com cardápios que variam conforme os dias da semana. Você pode comer à vontade por R$ 14,90 nas segundas-feiras. Nos demais dias, o valor é R$ 19,90. O destaque é a lasanha de berinjela que, segundo Gabriela, é o que mais sai e o que mais atrai a curiosidade da galera, juntamente com os refogados de legumes.

Dr. Naturalle

Endereço
R. Agenor de Barros, 270 – Vila Pte. Rasa, São Paulo – SP

Como chegar
Pedir para descer na Avenida São Miguel n° 578, virar à esquerda na Rua Axuí, à direita na Rua Saivá, à esquerda na Rua Etelvina, à direita na Rua Brasitâmia e, por fim, à esquerda, na Rua Icobé.

Contato
Tel: (11) 2043-7520 / (11) 97039-1021
Facebook

Horário de funcionamento
Segunda a quinta-feira: 9h às 18h
Sexta-feira: 9h às 16h
Domingo: 10:30h às 15:30h

Formas de pagamento
Dinheiro, cartões de débito, crédito e VR

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

LEIA MAIS:

- Em Diadema (SP), uma hamburgueria de gente real supera qualquer outro estabelecimento gourmet

- A comida temperada com superação e amor que você encontra na periferia de São Paulo

Comidas que vão "acalmar" o seu estômago