OPINIÃO

Arrumar a cama vai te fazer mais feliz

Criar novos hábitos que beneficiam o bem-estar emocional e físico ajuda a ter uma vida mais equilibrada.

16/08/2017 18:52 -03 | Atualizado 16/08/2017 18:52 -03
Figure8Photos via Getty Images
"A cama desarrumada me levava a jogar as roupas para os lados. E, quando eu chegava do trabalho, ficava com mal humor porque o quarto estava um caos."

É incrível como pequenas mudanças de hábitos têm um impacto enorme na nossa vida. A autora Gretchen Rubin, que escreveu o best-seller O Projeto Felicidade, explica que fazer a cama é a "mudança de hábito número um, mais impactante na vida das pessoas".

Também o autor Charles Duhigg, que escreveu o livro O Poder do Hábito, diz que fazer a cama todas as manhãs está relacionado com a melhora na produtividade e aumenta a felicidade. Mas como um ato tão pequeno, que leva menos de três minutos, realmente pode fazer muita diferença em nossa vida?

Aparentemente, pequenos hábitos são denominados como hábito chave. Se você consegue fazê-lo no seu dia-a-dia, consegue espalhar e criar novos hábitos.

De acordo com Duhigg, mudar ou cultivar o hábito chave ajuda que outros comportamentos floresçam "através da criação de novas estruturas e estabelecimento de culturas nas quais a mudança se torna algo contagioso". É como um catalisador.

Eu, quando estava crescendo, não gostava de arrumar a cama. Acho que é culpa (um pouco) da minha mãe, que estava sempre ali disposta a organizar a bagunça do meu quarto.

Depois que fui morar sozinha, comecei a fazer vez ou outra. Geralmente ficava aquela bagunça na semana e sempre encontrava uma desculpa pra não fazer. O quarto virava aquela zona.

Parece que a cama desarrumada me levava a jogar as roupas para os lados, a deixar o closet aberto, jogar a bolsa ali, um sapato acolá. E, quando eu chegava do trabalho, ficava com mal humor porque o quarto estava um caos.

Então, depois de ler esses dois livros, resolvi tentar estabelecer a meta de arrumar minha cama todos os dias. Percebi que fazer a cama me inspira a deixar outras coisas organizadas no quarto, a colocar os sapatos na sapateira, a bolsa no closet, as roupas nas gavetas ou no saco de roupa suja.

Que me inspira a lavar a roupa suja e não deixar nada acumulado. Que me inspira a organizar a sala e dar um grau na cozinha. E também a abrir todas as cortinas e janelas e deixar a luz do sol entrar. A comprar flores e cozinhar algo gostoso, e a ouvir a musica que eu gosto, dançar pela casa e a tomar uma taça de vinho.

Que me inspira a convidar alguém pra vir comer comigo ou a sair e fazer algo. É meio que um ciclo de bom humor. E estou fazendo tudo isso com um sorriso no rosto.

Karen Miller, autora do livro "Hand Wash Cold" , explica que: "o estado de sua cama é o estado de sua cabeça."

E eu concordo. Hoje, me sinto mais organizada e dona da situação.

Eu não tenho certeza de qual a conexão exata entre arrumar a cama e felicidade, mas esse pequeno ato me faz sentir mais organizada, o que provavelmente segue para as outras partes da minha vida. Eu acho que o ritual de arrumar a cama lhe dá aquela sensação de que se você pode parar e fizer uma coisa pequena e entediante, você pode tomar todo o tempo do mundo para fazer outras tarefas que está inclinado a adiar.

Você vai perceber que não é tão ruim assim e que nem leva muito tempo. E depois de um dia estressante, nada me faz mais feliz do que cair em cima de uma cama bem feita, limpinha e confortável. É quase como aquela sensação quando você deita na cama em viagem de férias.

Além disso, criar novos hábitos que beneficiam o bem-estar emocional e físico ajuda a ter uma vida mais equilibrada e feliz. No meu trabalho de coaching, procuro sempre ajudar meus coachees a desenvolverem novos hábitos, instigar novas formas de pensar e agir. Porque quando agimos de maneira diferente, teremos resultados que nunca tivemos.

*Texto publicado originalmente no site Ambiente Vistoriado.

*Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do HuffPost Brasil e não representa ideias ou opiniões do veículo. Mundialmente, o HuffPost oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

LEIA MAIS:

- 21 motivações que vão melhorar sua vida

- Assumir meu cabelo cacheado me fez abraçar a autenticidade e ser mais feliz

Hábitos positivos: comece hoje!