OPINIÃO

Tem música boa e de graça em SP!

25/08/2015 18:22 -03 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Se tem uma coisa de que o paulistano não pode reclamar é: diversidade cultural. Ainda mais quando falamos sobre eventos gratuitos e de qualidade.

Palcos semanalmente espalhados por praças da cidade, shows, oficinas, e o melhor, lugar pra carregar o seu celular. O TIMmusic na Rua une diferentes artistas para levar cultura, boa música e diversão de graça para o público.

A abertura do evento no último sábado, 15, contou com shows dos Dois Africanos, Tiê e Otto.

2015-08-21-1440139513-3462150-IMG_0701.JPG

A dupla que veio lá de João Pessoa, na Paraíba, abriu a tarde com o seu som conhecido do programa Superstar. Conversando com eles antes do show, pude entender que não são apenas cantores, são embaixadores da África por onde quer que passam.

Ainda sem dominar o português, Izzy contou que o Superstar realmente foi um fator diferencial na carreira deles, mas, acima de qualquer exposição artística, o que mais o agradou foi a busca do público pela cultura de seu país.

"Hoje graças à gente, as pessoas já sabem que a África não é um país, é um continente".

Que o público brasileiro poderia mudar a visão sobre os dois africanos eu já imaginava, mas será que eles mudaram a sua visão do Brasil?

Eles agradeceram a pergunta, nunca tiveram a oportunidade de dizer algo sobre o assunto.

Izzy mudou sua visão para melhor; antes o medo predominava na carreira, ele não sabia se as pessoas realmente gostavam dele. Mas foi pelo Superstar que obteve a resposta. Faltava oportunidade, estar no lugar certo.

"Eu costumo falar que cheguei ao Brasil com um monte de primos aqui. E é sempre uma alegria ver que as pessoas se identificam", me fala Big, com um português mais afiado que seu parceiro.

2015-08-21-1440139441-6252643-IMG_0517.JPG

No lugar onde tudo começou, a aceitação do público apenas aumentou. Em meio a uma interpretação errada de "calor", ter João Pessoa como sua casa, e lotar shows até em dias de semana, reafirma-se que o programa da Rede Globo caiu como uma luva na carreira dos africanos mais brasileiros que já conheci.

Abraçando os estilos do mundo todo, Opai Big e Izzy esquentaram o público com seu World Hip Hop, com tons de rock, samba, rap, e principalmente, simpatia.

Talvez estejam afastados pelo estilo musical, mas Dois Africanos e Tiê estão unidos por um canal de televisão.

Calma, Tiê não participou de um reality musical, mas sua música A Noite, tema de Mari e Benjamin na novela I Love Paraisópolis, já ultrapassou a marca de seis milhões de visualizações no Youtube.

Com o primeiro EP lançado em 2007, a neta da atriz Vida Alves tinha fãs esperando pelo seu show desde às 14h na frente do palco, e sua apresentação começou mais de quatro horas depois.

2015-08-21-1440139692-1351619-IMG_0633.JPG

"Foi um esforço muito grande da gravadora, eles insistiram bastante para acontecesse, eu tenho muita gratidão que a novela está indo bem".

Tiê ainda fez questão de ressaltar que apenas ter uma música em novela não é sinal de sucesso; ainda é preciso contar com audiência, aceitação às personagens. Ponto para Bruna Marquezine!

"A Noite" é uma versão de uma música italiana, e assim como o refrão, Tiê também às vezes passa noites sem dormir, sem sono, ultimamente por conta dos cafés e energéticos que a mantêm acordada antes dos shows.

Apesar da brincadeira com o Red Bull, ela disse que fofoca é uma das coisas que a deixam sem dormir. Outros motivos para a insônia: o exagero do público, que pela internet se aproxima de uma forma desnecessária; suas filhas, que acordam durante a noite; e seu perfeccionismo em sempre fazer um trabalho de qualidade.

2015-08-21-1440139800-2072144-IMG_0643.JPG

"O clima já é um clima muito legal. Podia ter vários festivais desse sempre, as pessoas ficam à vontade. Se pudesse ter shows em parque...".

Um festival que reúne artistas tão diferentes, em locais públicos e gratuito é bem-vindo não só por Tiê, mas por todo mundo que gosta de música e de cultura. Nos próximos finais de semana os shows acontecerão na Praça da Luz, na República e em outros pontos da cidade. Teremos pelos palcos Titãs, Mc Guimé, Péricles e muito mais... A programação completa você consulta aqui.

MAIS MÚSICA EM SÃO PAULO:

Virada Cultural 2015


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: