OPINIÃO

8 hábitos saudáveis para adotar já

14/11/2014 17:07 BRST | Atualizado 26/01/2017 21:52 BRST
Steven Puetzer via Getty Images

Comer de forma saudável não tem de ser difícil. Se você criar uma rotina de práticas saudáveis, comer bem pode tornar-se um hábito inconsciente. Considere a escovação dos dentes. A maioria das pessoas escova os dentes regularmente, sem ter de se lembrar de fazê-lo. Esse é o objetivo da alimentação saudável. Ensino meus clientes a adotar certos hábitos regulares até que eles se tornem naturais.

Como muitos devem saber, não sou fã de regimes. Seguimos um regime por um tempo e depois o abandonamos, porque eles se tornam insustentáveis. O resultado disso é frustração. É melhor adotar um estilo de vida saudável e sustentável no longo prazo.

Uma chave para a adoção de hábitos saudáveis é se conhecer. Como diz Gretchen Rubin, autora do novo livro sobre hábitos "Better Than Before" (Melhor que antes, em tradução livre): "Percebi que o segredo dos bons hábitos - de nutrição, e também em outras áreas da vida - é conhecer-se a si mesmo. Por exemplo, algumas pessoas se dão melhor quando abrem mão de todas as tentações de uma vez, outras quando agem com moderação... Você precisa saber o que funciona melhor para você".

Eis aqui oito hábitos saudáveis e simples que podem te ajudar a levar uma vida mais saudável.

1. Estoque comidas saudáveis.

A tendência é que a gente coma o que tem em casa. Portanto, é importante que você tenha um estoque de comidas saudáveis. Tenha sempre frutas e vegetais frescos à mão, para comer quando der fome - cenourinhas, maçãs, peras, frutas silvestres. Compre grãos integrais em vez de refinados - aveia, arroz integral, pão integral. Tenha proteínas saudáveis em casa - nozes e sementes, peito de peru, ovos. Evite ter refrigerantes, bolachas doces e cereais com açúcar na despensa.

2. Coma sentado.

Quando você faz as refeições sentado, tende a comer mais devagar e a desfrutar mais a comida. Pode até mesmo comer menos. Quando come de pé, muitas vezes nem percebe que está comendo. Se quiser tomar sorvete, sirva-se numa tigela em vez de comer direto da embalagem. Também é bom comer com os outros, curtir a experiência social do jantar.

3.Tome água em vez de calorias líquidas.

Limitar as calorias líquidas - refrigerantes, bebidas açucaradas, suco de fruta - é uma das maneiras mais simples de cortar calorias e açúcar. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, não têm nenhum valor nutritivo, são doces demais e não nos ajudam a perder peso. Por que tomá-las? Melhor beber água ou água com gás com algum sabor. Você vai se manter hidratado e não vai consumir calorias em excesso. Um copo d'água antes de cada refeição ou lanche também ajuda a comer menos.

4. Prefira frutas aos salgadinhos.

É muito fácil comer frutas, se elas estiverem à mão. Escolha frutas da época, e se planeje. Muitas vezes comemos um salgadinho industrializado porque é mais conveniente. Mas as frutas também podem ser convenientes - basta se organizar. Tenha sempre frutas frescas em casa. Quando estiver indo para o trabalho, pegue uma maçã; ela é um ótimo lanche para o meio da manhã. E coma frutas também no café da manhã. Um punhado de frutas silvestres com iogurte ou aveia, ou uma fatia de melão. Frutas também podem ser uma ótima sobremesa depois do jantar.

5. Coma saladas coloridas - ou vegetais - todos os dias.

Comer salada é uma ótima maneira de consumir nutrientes sem muitas calorias (isso significa maneirar no tempero, claro). As várias cores dos vegetais significam diferentes vitaminas, então, quanto mais colorido, melhor. As escolhas são muitas. Alface, couve ou espinafre, com tomate, cenoura, pimentão, beterraba, cogumelo ou pepino. Se você não é fã de saladas, ou não está a fim, outra maneira de consumir vegetais é tomar uma sopa. Você vai se manter abastecido das vitaminas antioxidantes A e C, potássio, fibra e muito mais.

6. Mastigue bem.

Quando mastigamos direito a comida e prestamos atenção no que estamos comendo, acabamos comendo menos. O corpo leva pelo menos 15 minutos para perceber que está cheio -- como diz o ditado, o é maior que a boca. Se comermos muito depressa a tendência é ficarmos estufados.

7. Guarde os restos assim que acabar de comer.

O resto do jantar que fica no balcão da cozinha está pedindo para ser comido. Por que não evitar a tentação? Guarde as sobras logo depois de comer.

8. Seja sincero consigo mesmo.

É importante se conhecer e entender o que funciona e o que não funciona para você. Muitos dos meus clientes precisam de um doce depois do jantar. Outros não podem ter doce por perto, ou vão exagerar. Em um email, Gretchen disse o seguinte: "A criptonita da minha irmã é a batata frita, então ela abriu mão completamente - foi fácil para ela. Mas algumas pessoas ficam revoltadas se não puderem comer um pedaço de chocolate por dia. Se for o seu caso, deixe uma barra de chocolate na gaveta."

Portanto, pense no que você gosta e no que vai funcionar para você.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

TAMBÉM NO BRASIL POST:

Benefícios do beijo para a saúde