OPINIÃO

Você é bem sucedida?

01/10/2014 11:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:56 -02
Getty Images

Outro dia, durante uma despedida, meu amigo me desejou sucesso, sorte e dinheiro. Respondi:

- Sucesso eu já tenho, aceito o desejo de sorte e dinheiro!

Depois, ao conversar novamente com esse mesmo amigo ele relatou que estranhou minha resposta e que não entendia como uma pessoa poderia se considerar "bem-sucedida" se não ganhasse dinheiro.

Aí entrei num assunto que falo em minhas palestras: sucesso é uma palavra muito subjetiva. O que é sucesso pra mim, é diferente do que é sucesso pra outra pessoa. De acordo com o dicionário (Michaelis) a definição é a seguinte:

su.ces.so

sm (lat successu) 1 Aquilo que sucede ou sucedeu; acontecimento. 2 Resultado bom ou mau de um negócio. 3 Conclusão. 4 Êxito, resultado feliz.

Abrangente, né? Apesar disso, o conceito coletivo de sucesso está diretamente vinculado a dinheiro e poder.

Arianna Huffington, editora chefe do Huffington Post Media Group, escreveu recentemente um livro em que faz essa abordagem para discussão. "Thrive: The Third Metric to Redefining Success and Creating a Life of Well-Being, Wisdom, and Wonder" fala sobre a chamada Terceira Métrica, que seria o novo componente para definição de sucesso (juntamente com dinheiro e poder). Essa métrica é formada por quatro fatores: bem-estar, sabedoria, admiração e doação. Arianna afirma que o conceito de sucesso que temos atualmente é masculino e esse seria um dos motivos pelos quais mulheres não são consideradas bem-sucedidas no ambiente corporativo e de negócios na mesma proporção que homens. É um tema polémico que cada vez mais ganha espaço para discussão.

A questão é que sucesso não pode ser mensurado baseado em um conceito único. O que é sucesso pra mim, pode não ser sucesso pra você - e isso faz toda a diferença! Escrevi um post uma vez sobre os motivos que levam as pessoas a empreender e o resultado foi super legal. Tem gente que empreende para ganhar dinheiro, outros que empreendem para ter tempo com os filhos. É óbvio que o fator determinante de sucesso é diferente para cada uma dessas pessoas.

Assim, sucesso pode ser ficar rico, ou famoso. Ou ainda pode ser se aposentar cedo, fazer o que se ama, viajar o mundo trabalhando, passar num concurso público. Sucesso pra mim (com o Jogo de Damas) é impactar os outros, fazer a diferença. E, aos poucos, tenho conseguido ser bem sucedida nessa tarefa.

Se te perguntarem se você é bem-sucedida, já sabe o que responder.

E pra você? O que é sucesso?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.


VEJA TAMBÉM NO BRASIL POST:

Onde as mulheres ganham bem menos