OPINIÃO

'Major Tom, muita gente não conhecia David Bowie. Peça para eles dançarem, por favor'

12/01/2016 13:18 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02

2016-01-12-1452598060-5645325-SpaceOddity.jpg

Major Tom? Pode me ouvir Major Tom?

Tenho novidades. Você que está bem acima de nós, como está a Terra hoje? Continua no mesmo azul, houve alguma alteração de rota? Devido aos acontecimentos das últimas horas terráqueas, a segunda-feira (10) aqui embaixo não foi nada fácil. A morte de David Bowie balançou a humanidade. Quando puder nos responda. Não é sempre que estrelas como ele habitam este planeta.

A impressão é que o universo está parado. Aí de cima dá pra dizer se é isso mesmo? Parece que a economia não importa mais, o regime foi esquecido, as guerras deram um tempo, a política parou e as picuinhas de escritório foram suspensas. Só se fala no Bowie.

Os seres humanos não estão preparados para a morte. Ainda mais de um grande ídolo com uma obra tão rica e intensa. Ainda mais de última hora. Este que vos fala passou por situações parecidas em poucas ocasiões, nas mortes de George Harrison, Michael Jackson, Amy Winehouse e Eduardo Coutinho. Porém, é uma ilusão achar que todo mundo está sentindo a mesma coisa. Você, concorda?

É isso que quero te contar, Major Tom. Aí de cima não sei se percebe, mas mesmo nessas situações a arrogância é sentimento que impera em muita gente. Naturalmente, isso tudo leva a grandes tretas, ainda mais em tempos de brigas e polêmicas diversas pela internet. Tem, sim, muita gente que não conhecia Bowie, ou não conhecia o suficiente para chorar sua morte.

Muita gente vai começar a conhecer The Next Day, Blackstar, Station to Station, Heroes, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars e todos os outros só agora. E tudo bem. Quando boa parte da humanidade nasceu Picasso, Mozart, Machado de Assis já estavam mortos e nem por isso deixamos de apreciar suas obras.

Veja meu caso. Quando George Harrison morreu eu estava começando a pegar gosto pelos Beatles, nem entendia direito a importância dos caras pra cultura pop. Até hoje os escuto todo o tempo. E tudo bem. Cada um tem seu tempo, seu ritmo.

É um ótimo momento para conhecer Bowie agora. Dá pra começar aqui mesmo, nas matérias do HuffPost Brasil.

10 músicas para gostar de David Bowie

10 discos "obscuros" de David Bowie que você deveria conhecer

As 6 razões que tornaram David Bowie um artista único

Para finalizar, Major Tom, gostaria que mandasse um recado para a Terra.

Vindo de você vão prestar mais atenção.

Diga para todos dançarem a próxima música, por favor.

Veja também no HuffPost Brasil:

A discografia de David Bowie

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: