OPINIÃO

10 motivos para não perder a 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

20/10/2015 19:14 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02

Chegou a hora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, época do ano em que milhares de pessoas dedicam parte de suas vidas de maneira intensa ao cinema. A programação deste ano começa nesta quinta-feira (22) e tem 311 filmes, de 62 países, exibidos em 14 dias em 22 endereços de São Paulo.

Se você é daqueles que se programou para acompanhar o maior número possível de filmes todos os dias ou está a fim de ver apenas algumas coisas, vai precisar de planejamento para aproveitar ao máximo tudo em cartaz.

Antes de mais nada, é muito importante saber sobre a venda de ingressos. Você pode comprá-los avulsos, em pacotes de 20 ou 40 ingressos ou nos pacotes permanentes (sem limites de filmes): o especial, para sessões até as 18h e o integral, que dá direito a todas as sessões. Saiba mais no site do evento.

Para te ajudar a escolher os filmes, apresento 10 motivos para não perder o evento. Se liga e não perca a chance de ir ao cinema nos próximos dias.

2015-10-16-1444999952-8553388-poster39_brasilpost.jpg

1. Os clássicos da The Film Foundation

Criada pelo diretor Martin Scorcese, a fundação nasceu em 1990 para preservar e resgatar a história do cinema através da restauração de filmes clássicos. Este trabalho de preservação será homenageado no evento com a exibição de 25 filmes. Entre os clássicos de todas as décadas será exibido Meu Único Amor, lançado em 1927.

A Film Foundation também está no cartaz do evento (acima) assinado pelo próprio Martin Scorcese.

2. São muitas novidades em cartaz

A Mostra de Cinema de São Paulo é uma excelente oportunidade para ver os mais recentes e premiados filmes do cinema mundial, de diretores estreantes a nomes consagrados. Alguns dos longas exibidos na Mostra vão demorar para entrar em cartaz ou nem mesmo vão ser exibidos na telona novamente.

A seleção inclui Dheepan, de Jacques Audiard, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes; Desde Allá, premiado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza e A Ovelha Negra, de Grímur Hákonarson, vencedor do prêmio Un Certain Regard em Cannes.

3. É uma oportunidade para ver os pré-indicados ao Oscar

Ao todo, 15 filmes pré-indicados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2016 estão na programação. Outra ótima oportunidade para ver filmes que não estão em cartaz no circuito comercial brasileiro. Entre os destaques estão Lo Que Lleva el Río, da Venezuela; The Paradise Suite, da Holanda e O Verão de Sangaïle, da Lituânia.

Veja todos no site da Mostra.

2015-10-16-1445001617-6804534-oscar.gif

4. Os lançamentos do cinema nacional

As novidades do cinema brasileiro estão no festival, com estreias e pré-estreias de produções importantes. São 46 brasileiros inéditos, entre eles, A Floresta que se Move, com a volta de Ana Paula Arósio à dramaturgia; a estreia da diretora e apresentadora Marina Person na ficção com o longa Califórnia; o documentário Chico, Artista Brasileiro, sobre o cantor Chico Buarque; Boi Neon, que acabou de vencer o Festival de Cinema do Rio e o novo filme de Hector Babenco, Meu Amigo Hindu.

5. O cinema latinoamericano

Prepare-se para praticar o seu espanhol e conhecer um pouco mais das produções de nossos vizinhos. São 20 filmes de 9 países, com destaque para o colombiano A Terra e a Sombra, de Cesar Augusto Acevedo, vencedor do Camera D'Or do Festival de Cannes e o mexicano Chronic, de Michel Franco, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes.

6. O cinema nórdico

Parte da programação da Mostra foca nos países nórdicos, com 60 filmes vindos da Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia. Vamos aproveitar para ver alguns filmes diferentes? Veja a programação completa no site.

7. Zé do Caixão é homenageado

O mestre do terror brasileiro ganha destaque esse ano, com a exibição de sua trilogia clássica À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) e Encarnação do Demônio (2008). Além disso, serão exibidos em primeira mão os primeiros capítulos da série Zé do Caixão, com Matheus Nachtergaele, que conta a história da vida e obra de José Mojica Marins.

2015-10-16-1445000088-214315-zdocaixo.gif

8. Um ótimo Halloween

Quer começar o Halloween com o pé direito? Dois filmes de terror serão exibidos na madrugada do dia 30 para o dia 31 de outubro. São eles: Túmulos e Ossos, de Anton Sigurdsson, e A Bruxa, de Robert Eggers, cultuado e vencedor do Festival de Sandance neste ano.

9. Cinema de graça

Alguns dos espaços da Mostra exibem filmes de graça ou quase isso. As sessões no Cine Olido e no CCSP custarão apenas R$ 1. Na Biblioteca Mário de Andrade, no CINUSP, na Matilha Cultural, na Sala São Paulo e nas Unidades do Sesc (exceto CineSesc) as exibições são gratuitas. Além disso, algumas sessões grátis são especiais e...

10. Ao ar livre!

Em uma oportunidade rara, vários filmes serão exibidos ao ar livre em diversos pontos da cidade. O Auditório Ibirapuera, Vão Livre do Masp e a Cinemateca Brasileira vão colocar filmes abertos para todo o público. Programe-se, não perca.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:



VEJA MAIS SOBRE A MOSTRA BRASIL POST:

23 filmes para você ver na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo