OPINIÃO

Investimentos de impacto e com propósito

06/08/2015 19:38 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
vox capitl

A Vox Capital, desde 2009, trabalha com o propósito de causar impacto social positivo através de seus investimentos. Buscamos empresas, com alto potencial de crescimento, que estão criando soluções para problemas sociais que afligem, principalmente, as pessoas de mais baixa renda com foco em educação, saúde e serviços financeiros.

Esse modelo de investimento se tornou conhecido no mundo todo como investimentos de impacto (impact investing). São investimentos em "empresas com a intenção de causar impacto positivo, além do retorno financeiro", em tradução livre da definição cunhada em um relatório do banco J.P. Morgan e do GIIN (Global Impact Investing Network), do final de 2010, que tornou o termo mais conhecido e padrão para definir esse novo "mercado".

A intenção de juntar impacto social com retorno financeiro é a busca por juntar dois aspectos da vida que, tradicionalmente, vemos como concorrentes: ganhar dinheiro para se sustentar e prosperar, enquanto se trabalha para criar uma sociedade mais justa e feliz.

Na minha visão, o mais importante nessa atividade é o propósito, a intenção. Todas as atividades humanas causam algum tipo de impacto externo, ou externalidade, tanto positiva quanto negativa.

Por isso, prefiro pensar em investimentos com propósito, pois assim fica clara a busca intencional por um bem maior, alem de benefícios financeiros. Sem isso, não há investimento de impacto.

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: