OPINIÃO

Apresentando 'Fale Comigo': Conversas autênticas entre pais e filhos

04/04/2016 11:16 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:53 -02
Huffington Post

Christina:

Sou muito próxima dos meus pais. Nos falamos várias vezes por dia, e ainda não conheci um terapeuta que não tenha sugerido que minha transição para a vida adulta poderia ter sido um pouco mais suave se houvesse limites mais firmes entre meus pais e mim (algo que pode soar como blasfêmia para a minha mãe, que é grega).

Mas, apesar da frequência e da intimidade das nossas conversas, recentemente dei-me conta de que ainda há muito que não é dito. Comecei a perceber que muitas vezes nossas conversas sobre algum problema que eu estava enfrentando ou alguma notícia boa que eu tinha para contar acabava comigo perguntando apressada: "E tudo bem com você?", antes de nos despedirmos. Em geral sou uma pessoa bastante curiosa, e minha tendência é perguntar mais e responder menos, mas, nas conversas com meus pais, em geral acontece o contrário.

Na infância, é esperado que você seja o tema das conversas. Na adolescência, poucas coisas são menos interessantes que as opiniões do seu pai ou da sua mãe. Mas, na vida adulta, há muito a ganhar se você inverter o jogo e pedir para seus pais falarem com você. Estamos lançando o Fale Comigo com a esperança de que crianças de todo o mundo comecem a puxar essa conversa com seus pais, fazendo as perguntas que sempre pareceram fora de hora.

Estou acostumada a ouvir que não damos o mesmo valor à sabedoria dos mais velhos, como se fazia antigamente. Mas acho que há um motivo pelo qual matérias como "25 coisas que eu gostaria de saber quando tinha 25 anos" e "O que sei agora que cheguei aos 50 anos" são tão compartilhadas - todos queremos aprender com as experiências e os erros daqueles que vieram antes da gente. Com o lançamento do Fale Comigo, esperamos que as pessoas comecem a procurar esse conhecimento um pouco mais perto de casa.

Arianna:

Quando Christina me falou da ideia pela primeira vez, fiquei imediatamente empolgada. Era um HuffPost clássico - envolvimento, conversa, conexão entre pessoas através de fronteiras --, e por isso quis que o Fale Comigo virasse uma série do HuffPost.

A série vai incluir conteúdo original com a produção executiva de Christina. E, como somos o HuffPost, também vamos oferecer uma plataforma aberta para que todos participem - neste caso, milhares de pais ao redor do mundo sendo entrevistados por seus filhos.

Estamos lançando o Fale Comigo esta semana com três episódios: Richard Branson sendo entrevistado por seu filho Sam em sua casa, nas Ilhas Virgens Britânicas, Oprah Winfrey sendo entrevistada em sua casa em Santa Barbara por três de suas "filhas" que se formaram em sua escola na África do Sul, e Christina me entrevistando na minha casa, em Nova York. Logo a seguir, teremos Melinda Gates sendo entrevistada por sua filha Jenn.

E já recebemos centenas de vídeos que vamos postar em uma seção dedicada do HuffPost. Outra coisa que amo sobre o Fale Comigo é que ele envolve todas as nossas edições. Os vídeos estão vindo do mundo inteiro, aproximando não só as famílias individuais, mas também a nossa família global do HuffPost.

Também estamos empolgados com nossa parceria com a Unilever. Vamos trabalhar juntos para inspirar conversas sobre questões importantes para nós dois, pois queremos criar um futuro brilhante para nossos filhos: de igualdade entre os gêneros a sustentabilidade ambiental e fome infantil.

Espero que os outros pais achem a experiência tão gratificante quanto eu achei. Como eles, sempre quis inventar uma desculpa para ter uma conversa mais a fundo com minhas filhas. Mas, como costuma acontecer, quando as crianças estão crescidas, tanto os pais quanto os filhos estão na correria do cotidiano e é difícil encontrar um tempo para sentar, afastar-se do ruído do mundo lá fora e realmente conversar. Esperamos que, com essa estrutura, e criando uma comunidade de outros pais e filhos do mundo inteiro, a experiência seja mais acessível para todos.

Então, espero que você - e sua filha, seu filho, seu pai, sua mãe ou qualquer outra pessoa importante da sua vida - embarque nesse projeto conosco. Estamos trabalhando com o Facebook para criar uma conversa verdadeiramente social e global. Adoraríamos convidá-lo a fazer sua entrevista para o Fale Comigo usando o Facebook Live, um novo produto que permite que você transmita vídeo ao vivo direto do seu celular. Se você preferir não transmitir a conversa ao vivo, também pode gravá-la e enviá-la ao Facebook depois. Só se lembre de usar a hashtag #TalkToMe e de taguear seus amigos. Também lembre de deixar o vídeo público se quiser que ele apareça no HuffPost Brasil! Se tiver alguma dúvida, nos escreva: editor@brasilpost.com.br