OPINIÃO

Como alcançar disciplina nos cuidados para o corpo?

14/03/2014 18:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:12 -02

A ordem é a chave da almejada disciplina. Sem ordem não existe disciplina (Krishnamurti).

Quando se cria um jardim ou uma horta, a ordem é preparar a terra e escolher as plantas. Na hora de plantar também precisa de uma ordem, com cuidados como: profundidade, distância entre uma planta e outra, água, sol, etc.

Com o corpo é a mesma situação, tem que criar uma ordem de cuidados. O mais sensato é iniciar do simples para o disciplinado.

Plante uma flor ou uma árvore e perceba a ordem que está explicita a cada movimento de vida. Isso não é diferente com a conquista do corpo almejado. O primeiro passo é verificar a desordem sem julgamento e criar uma ordem a partir do que é possível no momento.

Um exemplo: se você está com sua alimentação toda desregrada, seria insano tentar organizar todas as refeições. Inicie pela hidratação em jejum e pelo café da manhã. Quando estas já estiverem presentes sem sofrimento passe para os lanches e demais refeições. O segundo passo é escolher uma prática de atividade física que você não irá cancelar e, se você não é apaixonado(a) por ginástica, reveja se você não está fixado em uma experiência de treinamentos que levam o corpo ao sofrimento. Nossa história com práticas esportivas está bastante relacionada com sofrimento, porque por muito tempo se incentivava que, se não doesse, não estava trabalhando. Muito militar e cheio de sofrimento. Se você faz parte desse grupo vale rever este conceito. As mais recentes pesquisas comprovam que a prática moderada é a que traz longevidade e saúde.

flexão

Você pode iniciar sua ordem para construir um corpo saudável, com uma simples flexão. Experimente um dia sim e o outro não. A cada dia vá tentando aumentar uma flexão. Sinta o quanto de concentração é necessário para flexionar cotovelos, mãos alinhadas para frente, pés alinhados, segurar o abdôme, alinhar a cervical (importantíssimo!), o rosto totalmente olhando para o chão. E a respiração? Inspire na flexão e expire ao estender.

faxineira on Make A Gif

Não organize sua casa-corpo como aquelas faxineiras desorganizadas, que tiram tudo do lugar para a limpeza e deixam a casa virada para baixo. Vá em um cômodo de cada vez...

Alegria na sua ordem!