OPINIÃO

Como fazer uma decoração eclética para sua casa

05/12/2014 12:23 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

O universo da decoração está em constante transformação, a cada temporada designers de diversos países lançam diferentes tendências. Atualmente em foco temos o estilo eclético, que se apresenta através da liberdade para misturar e combinar elementos de diferentes estilos. A decoração eclética caracteriza-se por reunir o antigo e o novo, o Oriente e o Ocidente, o luxo e a simplicidade, em um ambiente composto por diferentes objetos de histórias pessoais, transformando seu lar em um ambiente personalizado.

Entretanto, decorar um espaço de uma maneira eclética não significa exibir e organizar uma mistura aleatória de objetos decorativos. Na verdade, a decoração eclética também é dotada de uma boa dose de complexidade e profundidade de estilo, necessitando selecionar, trabalhar a coerência para combinar elementos totalmente distintos. Paradoxalmente, a mistura de estilos de diferentes épocas, traz originalidade e personalidade para dentro de qualquer ambiente. Afinal, aspectos como harmonia, funcionalidade e beleza estética são importantes para qualquer estilo de decoração.

O estilo eclético não precisa necessariamente ser uma poluição visual, repleta de objetos diferentes espalhados em um só espaço. Há diversas maneiras de ser criar uma nuance agradável e divertida aos olhos sem deixar o ambiente cansativo.

Aqui estão algumas dicas e ideias do conceito eclético para você transformar a sua sala de estar.

2014-12-04-image1.jpg

Rocío Olmo / homify.com.br

Primeiramente, para elaborar a decoração de uma sala e torná-la versátil é necessário coragem para compor cores e ornamentos em um mesmo recinto. Não tenha medo de recorrer às cores, além de trazer vida ao ambiente, elas incrementam os espaços refletindo personalidade e criatividade.

Crie uma paleta de cores a partir da sua lista de tons favoritos, dessa maneira você não se cansará facilmente. Outro detalhe, se você não é adepto de medidas bruscas escolha cores em pequenas doses. Não se precipite pintando a sala ou uma parede inteira de vermelho ou rosa fúcsia, por exemplo! Vá com calma e tente implementar cores através de objetos, artigos têxteis ou artefatos de decoração.

2014-12-04-imagine5.jpg

Maurício Arruda Design /homify.com.br

Objetos vintages ou retrô se entremeiam perfeitamente com mobília moderna ou antiga. Vá em frente sem medo! Exiba sobre aquele aparador comprado recentemente, todos os objetos antigos que estavam guardados numa caixa!

2014-12-04-w1108_130628_Mauricio_Arruda_005_Fran_Parente_IMG_0914.jpg

Maurício Arruda Design / homify.com.br

O estilo contemporâneo é facilmente adaptável à outros estilos. Poltronas vintage, super ousadas e coloridas, são uma aposta ideal para mudar toda a atmosfera da sala de estar. Elas estão super em alta e fogem totalmente da sobriedade das poltronas comuns. Cores como o rosa ou amarelo adicionam um ar divertido ao ambiente, trazendo harmonia com outras cores.

2014-12-04-image4.jpg

Rebecca Leivars / homify.com.br

O adepto do ecletismo não tem receio de parecer fora do padrão ou da moda. Afinal, ecletismo é a liberdade de experimentar cores, formas, artefatos e objetos. Portanto, ouse tanto na mistura de artefatos e objetos quanto na seleção de móveis. No exemplo acima o sofá chesterfield se uni perfeitamente às poltronas amarelas de estilo vintage.

2014-12-04-foto5.jpg

Arnaud Lenoir Black Stones / homify.com.br

Para os que preferem climas neutros e buscam acrescentar aquela energia especial para a decoração da sala de estar o ideal é rechear espaços vazios com pequenos elementos que trazem vida , dando, o toque de modernidade que faltava para o ambiente. Livros, revistas, arranjos de flores ou plantas, frutas, quadros e pequenos adornos coloridos ajudam a dar personalidade.

2014-12-04-w554_037_Apto_Mauricio_Arruda_Fran_Parente_IMG_3802.jpg

Maurício Arruda Design / homify.com.br

A sua decisão, é claro, deve ser baseada no seu estilo e gosto pessoal, por isso abrace o novo e o velho tudo em só espaço procurando criar harmonia entre esses diferentes componentes. Dessa maneira você atinge dois objetivos de uma só vez: economizar e reciclar aqueles móveis antigos que você estava prestes a jogar fora por não saber como reutilizá-los.

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS NO BRASIL POST:

25 artistas do grafite que estão mudando a arte de rua em todo o mundo