OPINIÃO

Criança x Moda

05/11/2014 16:08 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02
Ariel Skelley via Getty Images

Criança é criança, portanto deve se vestir como tal. Nada de adultização e muito menos vulgaridade. Ensinar a criança a se vestir e a escolher sua própria roupa é uma tarefa bem difícil e exige educação dos pais.

Tem uma máxima que diz "tudo tem a idade certa para acontecer". Neste caso aqui, quando abordamos o tema sobre moda infantil ou o que as crianças devem vestir, a frase torna-se uma afirmação mais que necessária. Porque tudo tem a hora certa nessa vida! E vestir criança é uma delas. Criança é criança e tem roupa adequada para usar. Não é tudo que pode não e também não é tudo que você deve deixá-los usar. Pode deixar seu filho bater o pé, chorar e se espernear porque o poder de decisão não é deles. É seu. Então coragem porque precisa ser firme e ter conceitos muito claros do que é certo e errado.

Por volta dos 3 anos, as meninas, principalmente, querem vestir as fantasias de princesas o dia inteiro. Querem ir na escola de princesa, sair para almoçar, ir na festa, e até dormir. Querem também escolher o sapato e já estão bem atentas as maquiagens da mãe. Já começam a pedir para passar esmaltes e batom. Estão vendo a imagem da mãe linda e poderosa no espelho, dia a dia. Querem imitar, querem brincar de ser grande. Criança aprende por imitação, lembram disso? É assim que ainda menores aprendem a falar: imitando. Mas é aqui nessa fase, que precisam começar a aprender que algumas coisas podem e outras ela precisa crescer para poder usar ou fazer. Ou seja, quando ela for grande igual a mamãe vai poder passar batom de cor forte e pintar as unhas da cor que quiser. Por enquanto ela é criança e criança não usa maquiagem, criança não pinta a boca e nem os olhos, criança não usa salto (nem de princesa).

Traduzindo: deve usar shorts pra poder correr e não se preocupar com a calcinha ou a cueca; roupas confortáveis e flexíveis para não prender o movimento e ela poder sentar no chão de pernas abertas; deve usar vestidos com alcinhas mais grossas para não ficar caindo e ela poder brincar em paz; deve poder usar tênis para correr e não saltinhos; deve poder usar camisetas coloridas seja lá menino ou menina. Enfim, criança tem que poder se sentir bem com a roupa, confortável, mas acima de tudo, deve condizer com a idade que ela tem. Já basta o mundo dos adultos e essa inversão de papel que vivemos onde mulheres e homens maduros, com mais de 50, vestem-se (e agem) como se tivessem 20. Não precisamos, também, transformar crianças em mini adultos né?

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.

MAIS CRIANÇAS NO BRASIL POST:

O melhor dos dois: crianças e Star Wars