OPINIÃO

Tenho um pouco de saudades do Império e a 'culpa' é do PT

03/02/2016 19:45 -02 | Atualizado 27/01/2017 00:31 -02
VANDERLEI ALMEIDA via Getty Images
Brazilian former President Luiz Inácio Lula da Silva gestures during a meeting organized by the Central Unica dos Trabalhadores (CUT) and Single Federation of Oil Workers (FUP) in defense of state oil giant Petrobras, in Rio de Janeiro on February 24, 2015. Last week, Brazil's public prosecutor demanded that firms caught up in the huge kickbacks scandal at oil giant Petrobras pay some $1.5 billion in damages as well as yet-to-be-specified fines. AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA (Photo credit should read VANDERLEI ALMEIDA/AFP/Getty Images)

Minha terra não tem palmeiras. Em Minas Gerais não tem palmeiras. Em São Paulo tem Palmeiras: a sede fica num cruzamento na praça Marrey Júnior que sempre nessa época do ano, por conta dos temporais de verão, vira um caos. Culpa do PT! No Rio de Janeiro tem palmeiras, as imperiais, no Jardim Botânico: a primeira e última vez que lá fui, passei aperto. Não tinha bebedouros e banheiros públicos. Era verão. Era janeiro. Tava morrendo de sede e o único local lá dentro que vendia água tinha uma fila enorme. Culpa do PT!

Minha terra não tem palmeiras. Minha terra tem Rio Doce, serve? Minha terra tem Tiradentes e inconfidentes. Tudo petralha. A vanguarda republicana no Brasil motivo de feriado nacional.Uma coisa muito importante a ser salientada: Tiradentes não morreu na praça Tiradentes em Ouro Preto. Aquela estátua é só uma homenagem. Mas também serve de pouso para estudantes que saem do Caem de madrugada mas precisam esperar até as 5:30 da manhã pra pegar o primeiro ônibus pra Mariana. Eu já cochilei um pouco aos pés do Tiradentes esperando pra ir pra Mariana. Culpa do PT!

Mariana não tem palmeiras. Culpa to PT! Mariana, que fica perto de Ouro Preto. Que fica perto de Belo Horizonte. Que fica em Minas Gerais. Que é um dos Estados do Brasil. Que é um dos países do continente americano. Que fica no planeta Terra. Que fica no Universo: uma grande massa de terra redonda flutuando no nada. Muito louco isso...

Mariana tem mineradora. Mineradora tem barragem de rejeito. Toda barragem carrega em si a ameaça de algum momento não ter mais forças para barrar aquilo que está sendo barrado. Estou falando metaforicamente. A vida, por exemplo, é uma grande barragem. Barragem de rejeito tem mar de lama. Mar de lama varre o distrito do mapa. Um corpo é encontrado a quilômetros de distância do ponto inicial do rompimento. O corpo encontrado vai pra debaixo da terra. A lama que não quer mais ser contida vai para o Rio Doce. O Rio Doce vai pro mar. A lama vai junto. A lama encontra tartaruga. Tartaruga vai morrer. Peixes vão morrer. Mineiros vão tomar banho de lama no verão no Espírito Santo. Culpa do PT!

"A culpa é do PT!". "A culpa é sua que votou no PT!". "A culpa é sua! Sua! SUA! S-U-A-!".

Minha terra natal, onde eu nasci no interior de Minas Gerais, não é Mariana. Mas lá também não tem palmeiras. É uma cidade pequena, pequenininha. Toda vez que eu lá volto, vejo o quanto ela está desgastada e abandonada pelo poder público. Pra uma cidade desaparecer, não precisa de um mar de lama. Basta que as pessoas eleitas pela população façam seu papel. E a culpa vai ser sempre do PT. Abra aleatoriamente qualquer notícia em algum portal de notícias na internet. Você vai encontrar um comentário: culpa do PT. Petralha. Tomara que morra. Lula e sua corja. Dilma sua.vaca. Dilma e etc. Dilma. Dilma. Dilma. Dilma.

Temos saudades do Império. Não conseguimos nos desvencilhar da figura centralizada de quem governa o país. A experiência republicana no país não funcionou. Desculpa, mas é verdade. O Império brasileiro no século XIX demandava a centralização da nação - uma forma de se diferenciar da fragmentação republicana ao seu redor, no restante da América Latina. Mas aí veio a República em 15 de novembro de 1889. "Cabô galera, agora é cada um por si. Agora todos os estados da federação tem autonomia". Não. Não foi o que rolou.

Temos uma saudade profunda do Império. A independência do país no início do século XIX foi um evento que até hoje não conseguimos resolver. Tem algo de latente na história deste país, que nem mesmo a proclamação da República em 1889, nem mesmo a ditadura militar, nem mesmo a redemocratização, nem mesmo um distrito sendo varrido por um mar de lama consegue solucionar.

Alguns políticos, cientes disso, tiram proveito da situação. Votamos para vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, governador, senador, presidente. "Tem um buraco na minha rua já faz 3 meses". Culpa do PT! "Tá faltando professor na escola MUNICIPAL que meu filho estuda". Culpa do PT!

Existe uma flagrante e evidente cegueira seletiva no país para com os problemas locais. É helicóptero. É cocaína. É polícia investindo contra estudante que quer estudar. É governante que não respeita professor. É microcefalia. É senador reclamando de fechamento de uma das maiores vias públicas do país para lazer, chamando os moradores da cidade de São Paulo de infelizes. Tem ciclovia, mas tem reclamação. Tudo é motivo para reclamação. Tudo é motivo para culpar o PT! Como esse PT é disgraçado de ruim, não é mesmo?

A culpa, minha gente, não é do PT. A culpa, minha gente, é nossa mesmo. Mas não é só de quem votou no PT. É de todos aqueles que votam no Brasil.

A culpa é nossa, que enquanto sociedade, nunca parou para refletir que as ações políticas não podem ser apenas verticalizadas de cima para baixo. Afinal, não gritamos aos quatro cantos do mundo que vivemos numa democracia?

Tem esquerdopata? Tem. Tem coxinha no mundo? Tem.

Mas, meu caro e minha cara, tem gente doida e inconsequente no mundo todo. Tem gente extremista em cima da Terra desde que o mundo é mundo.

Minha terra não tem palmeiras. Minha terra parece não ter redenção. Nenhum Cristo de braços abertos sobre a Guanabara parece nos salvar. Nada parece nos salvar. Mas estamos esperando que alguém no salve, já que aparentemente o PT não vai salvar é ninguém.

Ninguém tem a obrigação de salvar ninguém. O PT não é o único responsável pela sua desgraça pessoal. A culpa da sua ignorância, da sua intolerância, da sua preocupação seletiva, não é do PT. É sua mesmo.

P.S: Este post é culpa do PT.

LEIA MAIS:

- Pergunte ao mosquito

- 'Mãe, o que é Impeachment?'

Também no HuffPost Brasil:

Chorume nas Eleições Presidenciais 2014

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: