OPINIÃO

Campus Party Brasil 2015: dez vezes maior

19/01/2015 15:36 -02 | Atualizado 26/01/2017 22:11 -02
divulgação

Por Naiara Teixeira

A Campus Party 2015 está ganhando cada vez mais alcance. Neste ano o evento ocupa uma área bem maior em relação à última edição.

"O tamanho é 10 a 20 vezes maior do que as antigas edições. Também mudou o foco com um conteúdo cada vez mais voltado para o emprendedor, desenvolvedor e para a economia criativa. Eu acho que o conteúdo tem cada vez mais qualidade", ressalta Paco Ragageles, CEO da Campus Party.

O evento surgiu na Espanha em 1997 veio para o Brasil em 2008, com edições em São Paulo e Recife. Só no ano passado foram mais de oito mil campuseiros em São Paulo, todos reunidos pela paixão por internet e inovação.

LEIA TAMBÉM:

- 'A Campus Party tem mais campus e menos party', diz Paco Ragageles

- Chris Anderson, autor de 'A Cauda Longa', vem à Campus Party Brasil em 2015

Neste ano a Campus Party acontece entre os dias 3 e 8 de fevereiro, na São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes).

Esta edição comemora o 150º aniversário do livro Da Terra à Lua, de Julio Verne, com temas relacionados à astronomia e nomenclatura dos palcos de acordo com os nomes dos planetas do sistema solar.

A programação é sempre elaborada com consulta a comunidade online. Neste ano serão 10 palcos e 600 horas de atrações. Além de palestras, workshops, exposições e oficinas, também estará a disposição do público a Open Campus, área gratuita do evento com muito entretenimento a partir do dia 4 até 7 de fevereiro.

"A maioria dos conteúdos são sugestões dos campuseiros sempre. Através das redes sociais, da ferramenta que temos chamada CSI, onde os campuseiros podem fazer sugestões. Nós pegamos sugestões de todos os países, fazemos uma grade global e depois essa grade se customiza para fazermos coisas semelhantes em cada Campus. Porém é uma mistura, temos informações dos campuseiros e dos curadores", diz Ragageles.

O grande diferencial dessa oitava edição é o foco no empreendedorismo digital. A Campus contará com o Startup 360 , que proporcionará atividades exclusivas para o campuseiro que deseja empreender. Serão workshops, palestras, o programa Startup & Makers e o palco Lua como área exclusiva para o tema.

Quem passar pela arena durante os dias do evento poderá conferir palestras com Chris Anderson (autor de A Cauda longa), Paul Zaloom (ator de "O Mundo de Beakman"), Bars Lansdorp (criador do projeto Mars One), Miguel Nicolelis (neurocientista brasileiro), Nathan Schulholf (criador do mp3), entre dezenas de outras personalidades.

As oficinas e workshops também chamam a atenção com oficinas para montar impressoras 3D, aulas para pilotar e até construir drones.

Outro grande destaque da edição é a participação de atuais youtubers, blogueiros e empresários da internet. Entre os nomes que participarão da Campus estão Eme Viegas e Jaque Barbosa (Hypeness, Casal sem Vergonha e Nômades Digitais), PC Siqueira e Otávio Albuquerque (Rolê Gourmet e Pc na TV) , Cid (Não Salvo), Rodrigo Piologo e Ricardo Piologo (Mundo Canibal), MariMoon (blogueira e ex-vj da MTV) e Bia Granja (YouPIX).

Esta edição promete ser histórica para a Campus e uma oportunidade única para os novos empreendedores digitais que conviverão com ferramentas e contatos de negócios durante o evento. Mas também para os geeks fãs de internet e inovação.

*Naiara Teixeira é uma das universitárias selecionadas para entrar na faixa e fazer a cobertura jornalística da Campus Party para o Brasil Post. Para saber mais, clique aqui.

Curta a gente no Facebook |
Siga a gente no Twitter

Acompanhe mais artigos do Brasil Post na nossa página no Facebook.


Para saber mais rápido ainda, clique aqui.