profile image

Valter Pieracciani

Empresário, pesquisador e escritor

É especialista em modelos inovadores de gestão. Em 1992 fundou a Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, é sócio-diretor. Dirigiu mais de 600 projetos em companhias líderes como Nestlé, Odebrecht, Ambev, Tetrapak, Pirelli e Avon, Embraer dentre outras. Atua como gestor de start-up e recuperação de empresas. Coordenador de projetos sênior do CLAEQ (Centro Latino Americano para a Excelência, Qualidade e Inovação). Foi diretor-geral da ABNT à frente da histórica recuperação da entidade. Por mais de 10 anos, serviu os governos Municipal, Estadual e Federal. Engenheiro, administrador, mestre em Administração de Empresas, pós-graduado em Administração Industrial. Iniciou carreira em 1978 na área de P&D. Autor dos livros Usina de Inovações e Qualidade não é mito e dá certo.
Marcos Alves via Getty Images

Engenharia e antropologia do automóvel amanhã

Estamos errando ao reduzir o Ensino Médio às disciplinas "duras". Deveríamos fortalecer a educação sensível, a educação para a arte. Deveríamos valorizar a nossa história, a história brasileira, em toda a sua riqueza, com seu belíssimo folclore, sua cultura e suas tradições. E capacitar jovens para um mundo novo, no qual as experiências humanas estarão no centro dos negócios e talvez não existam mais fábricas como as conhecemos hoje. E, definitivamente, isso não se faz colocando em segundo plano as artes e os esportes.
29/11/2016 17:34 -02
Marcos Alves via Getty Images

A inspiração da inovação frugal

Recentemente, viajei em férias para o litoral do Rio Grande do Norte. Fui em busca de descanso e inspiração para liderar os programas de inovação em nossos clientes da consultoria. Não poderia ter escolhido lugar melhor. Baía Formosa é um povoado de pescadores situado em uma belíssima encosta rochosa, repleta de pontas e reentrâncias. Lugar de gente amável e com uma atmosfera mágica, carregada de boas vibrações da natureza e do mar. Observar a pacata vida da população local ensina muito a um cidadão de São Paulo.
23/09/2016 15:22 -03
Shutterstock / Thampapon

Mais dia, menos dia, todos seremos consultores

Refiro-me à tendência de que o modelo de contratação praticado no negócio consultoria se expanda para todos os serviços, e mais: que reconfigure as antigas estruturas de empregos e empregados. Olhe em volta. A destruição da economia no Brasil empurrou uma legião de pessoas competentes para fora do mercado de trabalho. Milhares de profissionais em transição de carreira, no dia seguinte ao desligamento, colocam o endereço de suas casas em um cartão de visitas sob o título "consultor". Isso não é novidade, mas nunca antes ocorreu de forma tão intensa.
19/07/2016 14:16 -03
Paper Boat Creative via Getty Images

O futuro de antigamente

Não é futurologia. Tudo isso chegará depressa. Em poucos anos, esses e outros segmentos da nossa realidade serão reconfigurados. Teremos que mudar nossos modelos mentais. Não podia imaginar que 45 anos depois viveria outra tempestade social, bem diferente. Não mais coletiva, mas feita por indivíduos solitários e enamorados de suas criações tecnológicas. Se, no passado, clamava por mudanças, hoje, confesso, estou um pouco assustado com o que elas trazem para nossas vidas.
10/05/2016 19:07 -03
Robert Daly via Getty Images

De volta para o futuro: lições de empreendedores e de startups vencedoras

Como você imagina que será o mundo dos negócios do futuro? Ou, quem sabe, já em 2020? Em meio à hiperacelerada revolução que vivemos? Nos últimos tempos, meu time de consultores e eu vimos cursando um verdadeiro MBA no assunto. Nada de futurologia, não: mundo real. Aprendizado concreto que se dá do convívio direto e intenso com os jovens líderes da transformação que está moldando um novo ambiente de negócios.
30/03/2016 12:43 -03
Bloomberg via Getty Images

O que o Brasil pode aprender com a Índia em tempos de crise

Na Índia, diferentemente do Brasil, há uma profunda consciência dos mercados e da realidade. Lá, inovação frugal e a inovação de custo são palavras de ordem. Há uma gama inteira de soluções e produtos que atendem à maioria da população por terem qualidade, sim, mas, principalmente, por serem acessíveis ao bolso desses consumidores.
12/08/2015 15:59 -03
divulgação

Cinema, educação e o povo brasileiro

Estamos muito atrasados em educação. Não podemos perder nenhuma oportunidade para educar. Nenhum canal. Temos que unir forças - diretores e roteiristas de cinema, de TV, de teatro - pela educação do nosso povo.
15/06/2015 15:35 -03
www.jupiterimages.com

A crise de confiança e as empresas

Além da grave crise econômica e financeira que vive hoje o país, caímos em uma profunda crise de confiança. Nem mesmo na época de Collor, quando ficamos todos com alguns poucos cruzeiros na conta, houve um sabor tão amargo da desconfiança. Para entender melhor essa relação, convido você a olhar com lupa a recém-divulgada pesquisa Trust Barometer 2015.
05/03/2015 18:32 -03