profile image

Tânia Nogueira

Jornalista e sommelière

Jornalista e sommelière. Com experiência em reportagem e edição em diversas áreas do jornalismo, Tânia escreve sobre vinhos e comida há mais de uma década. Foi editora do jornal Folha de S.Paulo e repórter das revistas Época e Veja, entre outros. Em 2011, se formou sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo. Escreve o blog .CRU.
Divulgação

A outra paixão de Brad Pitt

Não posso provar, mas tenho convicção de que um dos principais motivos da separação de Brad Pitt e Angelina Jolie realmente vem da França. Não acho que seja a atriz Marion Cotillard. E, sim, o Château Miraval, a propriedade do casal na Provence, onde eles produzem o Miraval Côtes de Provence, um belíssimo rosé em parceria com a família Perrin, produtores super importantes do Rhône.
23/09/2016 15:29 -03
Amanda Koh/500px

Drinques azedinhos combinam (e muito) com o verão

No verão, muita gente dispensa o vinho tinto e escolhe um drinque, uma caipirinha, um gin tônica ou um dry martini, porque esses parecem mais frescos. O escambau! Coquetéis costumam ser ultra alcoólicos e doces. Esquentam. Não os de Miguel Gonzales Larraguibel.
13/04/2016 17:18 -03
khawkins04/Flickr

12 vinhos que combinam (e muito!) com comidas frias

Com um certo esforço mental, dá para montar um cardápio bastante variado baseado apenas em pratos frios. E, apesar de o álcool esquentar sempre um pouco, ninguém é de ferro: muitas vezes quero tomar vinho. Espumantes, brancos e até tintos de pouco tanino e boa acidez, quase geladinhos, são ótima companhia para pratos frios.
17/02/2016 12:43 -02
AFP via Getty Images

7 coisas que você precisa saber sobre os aromas do vinho

Você tem algum amigo que pega a taça de vinho, enfia no nariz e fica dizendo coisas no estilo "aroma de frutas vermelhas", "com um toque de chocolate" ou "algo de mineral"? Será que ele não está inventando tudo para parecer bacana? Pode ser. Muita gente repete feito papagaio o que lê nos contra-rótulos das garrafas. Não parece bacana, parece chato.
12/06/2015 16:23 -03
tânia nogueira

São Paulo é uma festa do vinho

A Expovinis é para mim tão interessante pela quantidade de informação que consigo absorver em tão pouco tempo. Converso com produtores, provo novidades, descubro estilos desconhecidos, encontro todo mundo da área. A feira, que acontece do dia 22 ao 24, costuma ser em abril. Abril, então, se tornou uma festa.
13/04/2015 18:26 -03
Fast Forward Event Productions/Flickr

10 razões para um vinho ser caro

Não costumo gastar mais do que R$ 150 (isso em situações muito excepcionais). Nos fins-de-semana comuns, fico na faixa dos R$ 50. Só que hoje sei fazer meu dinheiro valer. Vários fatores interferem no preço de um vinho. Aquilo que faz o preço subir, algumas vezes, eleva também a qualidade. Mas nem sempre na mesma proporção. E há fatores que influenciam no preço sem qualquer efeito sobre a qualidade, como marketing, por exemplo. A seguir uma relação de motivos para um vinho ser mais caro que o outro e a explicação de como isso pode ou não interferir na qualidade:
12/03/2015 16:31 -03
reprodução

Do vinho para a cerveja em 8 lições

Sei que o Carnaval está aí, que você não terá tempo de se tornar um expert, que no isopor da rua você não vai encontrar cervejas especiais... Mas, se começar a praticar já, até quarta-feira de cinzas, quem sabe, você será capaz de tomar umas duas ou três latinhas.
12/02/2015 17:27 -02
reprodução

10 rosés para se apaixonar pela Provence

Assim como os brancos, os rosés são para tomar geladinhos. Mas à diferença da maior parte dos brancos, eles têm algum tanino. Isso faz com que encarem uma moqueca ou uma feijoada com mais presença de boca.
22/11/2014 13:18 -02
Getty Images

7 dicas espertas para degustar um vinho

Fiz parte de um grupo de especialistas convidados para avaliar o trabalho de algumas das mais importantes vinícolas do Uruguai. A oportunidade foi boa também para refletir sobre o que é ser esperto quando se trata de vinho e lembrar de alguns pontos básicos.
15/09/2014 13:26 -03