profile image

SOS Mata Atlântica

ONG brasileira que tem como missão promover a conservação e restauração da Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 27 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 69% da população brasileira. Mais informações no site.
IakovKalinin via Getty Images

Chegou a hora de debater a Lei do Mar nos Estados brasileiros

Nada disso será completo sem o envolvimento de pessoas e instituições fundamentais que atuam em nível estadual, como os parlamentares, ONGs, movimentos sociais e povos do mar. É a vez dos atores locais serem ouvidos. O espaço democrático para esse debate está aberto e será as Assembleias Estaduais. O mar é a nossa causa. Se também for a sua, vamos ocupar o nosso espaço!
14/09/2015 18:37 -03
ROBSON FERNANDJES/ESTADÃO CONTEÚDO

Estamos preparados para os desafios da água e do clima nas cidades?

O efeito cascata dos retrocessos na Legislação Ambiental brasileira, desde o novo Código Florestal, que diminuiu a faixa de mata nativa, responsável pela proteção de rios e nascentes, para regularizar atividades e usos do solo em áreas de risco, potencializa os impactos do clima, em especial, nas áreas urbanas, para as comunidades mais carentes, além das ameaças às regiões estratégicas para conservação da água, recarga de aquíferos e manutenção de nascentes.
08/07/2015 16:07 -03
`James Wheeler/Flickr

Era da humanidade ou da ignorância?

Mesmo com todos esses alertas emitidos pela comunidade científica, parece faltar senso de urgência a todos, principalmente às lideranças tomadoras de decisões. Essa ausência de ação pode ser atribuída a falhas de comunicação entre a ciência e a sociedade, ou simplesmente a pura falta de vontade política de nossos governantes. Qualquer uma dessas alternativas precisa ser urgentemente corrigida.
24/06/2015 15:43 -03
shutterstock

Um mar de oportunidades

Como será possível desenvolver economicamente, explorar novas fronteiras tecnológicas e ainda assim manter os oceanos protegidos e saudáveis? A pergunta que valeria um milhão de dólares tem sido discutida em diversos fóruns e em diversos setores.
03/06/2015 14:58 -03
midianinja/Flickr

'A água revela o despreparo do Brasil para enfrentar os impactos do clima'

Apesar das evidências e dos alertas da comunidade científica, nem mesmo a falta de chuvas na região sudeste, que ganhou o status de crise hídrica e ressuscitou o fantasma do apagão, foi suficiente para fazer com que o Brasil se posicionasse em relação ao compromisso que levará à Conferencia do Clima de Paris com medidas efetivas para combater o desmatamento e reduzir as emissões de CO2.
07/04/2015 15:07 -03
gaborbasch/Flickr

Plano Municipal da Mata Atlântica: 'por cidades mais humanas e sustentáveis'

Na semana em que São Paulo completou 461 anos, tivemos a oportunidade de celebrar a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica de São Paulo. O anúncio aconteceu no dia 21 de janeiro, quando a Fundação SOS Mata Atlântica assinou um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal para a construção participativa, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, desse importante instrumento de gestão do território, dos remanescentes florestais, das áreas verdes e do planejamento estratégico da cidade.
11/02/2015 12:51 -02
LUIS MOURA/ESTADÃO CONTEÚDO

SOS Mata Atlântica: 'podemos fazer da crise uma oportunidade para nos mobilizarmos em defesa da água'

Autoridades insistem ainda em desconsiderar a relação entre o desmatamento da Mata Atlântica e a diminuição da disponibilidade de água na região Sudeste. É preciso dar um basta na politização da crise e no desgoverno. A hora é de unir a sociedade para cobrar responsabilidades dos governantes e somar esforços para o enfrentamento do problema. Somos capazes. Temos conhecimento técnico, científico, um enorme acúmulo de dados, pesquisas, estudos, experiências positivas e políticas públicas que precisam ser reconhecidas e postas em prática.
28/01/2015 11:58 -02
divulgação

'Voltei para casa com vontade de fazer parte da mudança'

Entrei para o voluntariado em 2001. Lembro exatamente da primeira vez que estive em uma sala de aula de uma escola municipal na periferia de São Paulo para realizar uma de nossas atividades. Estava certa que sairia de lá deixando muito aprendizado. Para minha surpresa, levei comigo muito mais do que deixei.
04/12/2014 18:00 -02