profile image

Rodrigo França

Jornalista, escritor e ex-piloto de testes da Lotus Renault na F-1 (por 2 voltas)

Formado em jornalismo pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em jornalismo por essa mesma universidade. O jornalista é especializado na cobertura esportiva, sobretudo no esporte a motor. Seu primeiro contato com a grande imprensa foi como repórter de Esportes do Jornal da Tarde, em 1997. Um ano depois, foi contratado pela Folha de S. Paulo, onde atuou em diversas áreas, como Turismo, Economia, Variedades e Esportes. Em 2000, após quatro anos de experiência na grande imprensa, o jornalista recebeu convite para atender com exclusividade a assessoria de imprensa de Luciano Burti, na época piloto de testes da equipe Jaguar. Para atender essa conta, Rodrigo fundou sua própria agência de comunicação. Apaixonado por carros, atualmente ele trabalha também como colaborador para Quatro Rodas, Racing, Auto Esporte, Speedway, Wish Report, Revista V (Volkswagen), VIP, sendo também correspondente desta revista e do site Globo.com em alguns GPs da F1 (como Canadá, Barcelona e Mônaco).
Estúdio ABC

'Adivinha quem sentiu mais adrenalina?'

O final da #SanderoRSRace foi eletrizante e, com o perdão do chavão "galvãobuenístico", foi teste para cardííííaco. Pior que foi mesmo, porque a corrida final entre o Tarso Marques e o Antonio Pizzonia no Autódromo de Curitiba teve como pole justamente o competidor que conseguiu controlar melhor seus batimentos cardíacos em uma volta rápida. Adivinha quem sentiu mais adrenalina? E, no fim, um deles levou um carro para casa.
06/11/2015 19:55 -02
Estúdio ABC

ASSISTA: Andreoli TOPA TUDO por uma venda (de carro!)

Na quarta prova #SanderoRSRace, o objetivo de cada time foi bem ousado: vender um carro em poucas horas! Antonio Tabet e o Felipe Andreoli perceberam que a tarefa não era simples como pensavam... E será que os potenciais compradores reconheceram ele e o Tabet?
30/10/2015 12:13 -02
Estúdio ABC

ASSISTA: Um piloto de F-1 faz slalom com um humorista dentro do carro

A prova de desempate do #SanderoRSRace foi a mais divertida de todas! Os pilotos com experiência de F-1 levaram um representante do time oposto para ler uma placa de sinalização. Até aí, moleza... Só que tinha um "slalom" no meio da reta - ou seja, curva atrás de curva! O resultado final foi muito engraçado.
23/10/2015 19:16 -02
Estúdio ABC

ASSISTA: O dia em que fizemos o Kibe Loco andar de velotrol :P

A primeira missão do reality show #SanderoRSRace parecia simples: a melhor volta cronometrada venceria. Confiava muito no Tarso Marques. Lembro de, ainda moleque, estar na arquibancada de Interlagos e ver o então estreante na F1 ultrapassar dez carros na primeira volta do GP Brasil - e com uma Minardi! Só que do outro lado está Antonio Pizzonia no volante. Páreo duríssimo.
15/10/2015 20:28 -03
Renato Pizzutto/Estúdio ABC

Como me tornei participante de um reality show

O locutor avisa: "uma turma do barulho disputando uma corrida maluca e aprontando muitas confusões". Poderia ser a descrição de mais um clássico das comédias da Sessão da Tarde, mas foi o que eu tinha entendido de um audacioso projeto jornalístico para o qual estavam me convidando. Será que topo?
07/10/2015 19:15 -03