profile image

Renato Leite Monteiro

Advogado, Professor de Direito Digital e Doutorando em Engenharia da Computação

Advogado do Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Professor de Direito Digital e Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorando em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito e Tecnologia pela New York University e pela National University of Singapore. Mestre em Direito Constitucional pela UFC. Expert do Conselho Europeu para Proteção de Dados e Privacidade.
reprodução

Que tal uma pizza de tofu com rabanetes? Você vai adorar!

Recentemente, a Pizza Hut anunciou a utilização de sistemas de análise preditiva para sugerir pizzas com base em "desejos subconscientes" dos seus clientes, e tornar, ao mesmo tempo, suas estratégias de marketing, promoções, preços e operações mais eficientes. Talvez a empresa pudesse analisar preferências de seus consumidores através dos seus "Likes" no Facebook ou, ainda, afiliar-se às companhias de seguro de saúde que têm a capacidade de prever quando uma pessoa ficará doente, visando sugerir opções mais saudáveis e, assim, fomentar sua estratégia de marketing.
11/06/2015 18:49 -03
QUIQUE GARCIA via Getty Images

'O Uber não viola qualquer lei brasileira relacionada a transporte'

A verdade é que o Uber não oferece serviços de táxi, muito menos de transporte clandestino e não autorizado de passageiros. O Uber oferece um serviço ainda não regulado pelo ordenamento jurídico brasileiro. E o fato deste não estar regulado não significa que este é ilícito. Num Estado Democrático de Direito, deve imperar o contrário: caso não sejam expressamente proibidos, os serviços oferecidos por empresas e empreendimentos privados são legais.
08/05/2015 17:26 -03