profile image

Plan International Brasil

Organização humanitária que atua em defesa dos direitos da criança e do adolescente

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 79 anos e presente em 71 países. No Brasil desde 1997, a organização possui hoje mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 70 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan International Brasil parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan International Brasil em www.plan.org.br
ChristianChan via Getty Images

O que você pode fazer pela igualdade de gênero na infância?

Um mundo bom para as meninas é um mundo bom para todas as pessoas - o desafio da igualdade é um desafio para todas as pessoas. Ao abraçarmos o desafio, estaremos contribuindo significativamente com ações em casa, no trabalho, na escola, em toda a sociedade. Precisamos perceber que alguns hábitos cotidianos reforçam a desigualdade. Se as pessoas analisarem o que fazem e conseguirem entender o que é errado, será possível fazer as coisas diferentes. Dessa forma, as meninas poderão aprender, decidir, liderar e prosperar.
22/11/2016 17:42 -02
Plan Internacional/Divulgação

O ato de brincar como ferramenta para o desenvolvimento integral das crianças

O brincar antes de tudo é um direito de todas as crianças que está definido no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância. Portanto, estamos falando de direitos humanos e o brincar é, antes de tudo, um direito da criança! Portanto, brinque com as crianças todos os dias, durante todo o ano e por quantos anos for possível. Assim, teremos jovens e adultos cada vez mais fortes, inteligentes e conscientes de seu papel na sociedade.
03/11/2016 12:07 -02
Brand New Images via Getty Images

O 'Marco Legal da Primeira Infância' é o passo para a realização dos direitos das crianças

Há muitos outros aspectos a se considerar na Lei, mas o convite é para que agora todas as pessoas busquem conhecer a legislação em vigor, destrinchem seus detalhes, divulguem e participem na incidência para que ela se transforme o quanto antes numa ação concreta que possa, entre outras coisas, garantir que o Brasil se converta em um país "brincante", onde todos os lugares, praças, escolas, ruas, parques sejam um espaço onde as crianças possam expressar sua criatividade com segurança, liberdade e muito entusiasmo.
30/08/2016 13:04 -03
Anadolu Agency via Getty Images

Um País que não ama suas meninas e suas mulheres

Essa é a sociedade que precisa, diante de um vídeo de violência, não buscar pelos agressores, mas revirar a vida da vítima em busca de indícios de um desvio de moralidade que justifiquem a violência vivida. Essa é a sociedade que vai dizer que as mulheres provocam os homens e que se respeitassem a si mesmas não utilizariam determinadas roupas ou buscariam determinados espaços; Essa é a sociedade que constrói uma masculinidade tão monstruosa que dá a licença para que todos os homens que assim o desejem, sejam agressores.
01/06/2016 12:03 -03
DmitriMaruta via Getty Images

Não culpe a criança por ser vítima de abuso sexual. Denuncie o agressor

A prevenção é educar e sensibilizar todos os setores da sociedade, reduzir os níveis de vulnerabilidade das populações em situação de risco social e exercer uma permanente vigilância social. Afastar as crianças e adolescentes da situação de exploração assegurando o cumprimento dos seus direitos básicos: educação, saúde, convivência familiar e comunitária e atenção integral. A responsabilidade é de todos nós, quando uma criança ou adolescente é vitima de violência sexual não falham só as instituições estatais, falhamos eu e você, toda a sociedade.
19/05/2016 16:17 -03
Shutterstock / dragon_fang

A violência sexual infantil acontece ao lado

O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. A flor amarela é o símbolo desta campanha que convida a todos nós a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
18/05/2016 11:17 -03
Popartic via Getty Images

Vamos expor as desigualdades de gênero, sim!

A luta não é para que a mulher seja reconhecida por ser mulher, mas que ela não seja inabilitada por ser. Vamos refletir, conversar e debater sobre o quanto todos, desde os governos até os esposos, namorados, filhos, amigos, chefes ou colegas de trabalho agem contra a liberdade e a autonomia das mulheres com quem convivem.
22/03/2016 17:24 -03