profile image

Paulo Fiorilo,

Vereador e presidente do Diretório Municipal do PT de São Paulo

Paulo Fiorilo é formado em Filosofia, mestre em Ciências Políticas pela PUC-SP e professor da rede municipal de ensino na EMEF Padre Batista, no Jardim Dona Sinhá, Zona Leste de São Paulo. Iniciou sua militância política em Araraquara (SP) com os jovens ligados às Comunidades de Base da Igreja Católica. Em 1982, participou da primeira campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores. Mudou-se para São Paulo em 1984 a convite da Igreja e foi morar no Parque São Rafael, na Zona Leste. Contribuiu com a construção do PT e trabalhou no Departamento de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Acumulou experiência no Legislativo e no Executivo. Atuou como chefe de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo por 14 anos e chefiou o gabinete da prefeita Marta Suplicy em 2003. Entre 2005 e 2008, Paulo Fiorilo exerceu seu primeiro mandato de vereador em São Paulo e presidiu o PT da Capital, quando coordenou a campanha de Lula à presidência do Brasil. Seu primeiro mandato caracterizou-se pela oposição à gestão Serra-Kassab, fiscalização do Orçamento Municipal, defesa de políticas para crianças e adolescentes, moradia popular e regularização fundiária, defesa da educação pública de qualidade e a criação de projetos de desenvolvimento regional. Aprovou, entre outras, a lei que torna o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA-SP) um programa regular da rede de ensino municipal. Entre 2009 e 2011, exerceu o cargo de secretário de Administração em Osasco, na gestão do prefeito Emídio de Souza. Em 2012, foi eleito novamente vereador de São Paulo pelo PT. Vem atuando na Câmara Municipal na defesa do governo do prefeito Fernando Haddad e na propositura de leis de interesse da cidade, ao mesmo tempo em que trabalha pelo desenvolvimento regional, especialmente dos bairros da periferia. Nesta Legislatura, apresentou projetos que se transformaram em leis importantes, como o fim da burocracia para emissão do Cartão de Estacionamento do Idoso; a criação dos Grupos de Defesa Civil Escolar e das Comissões de Mediação de Conflito nas Escolas; e as medidas para o combate da dengue que incluem a autorização para ingresso forçado em imóveis fechados ou em caso de negativa do morador ou proprietário, quando se verificar situação de epidemia. Desde 2014, Paulo Fiorilo também é presidente do Diretório Municipal do PT - São Paulo, com atuação focada no diálogo com a bancada de vereadores petistas e com os diretórios zonais do partido na cidade.
Adriano Machado / Reuters

As crises política e econômica só se agravam no governo Temer

O que já alertávamos durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff está se concretizando. O golpe trata-se, desde o início, de um jogo de interesses, que resultou em um governo completamente instável. Michel Temer jamais terá condições de implementar medidas concretas para o crescimento do País. É possível que, em pouco tempo, a grande maioria dos brasileiros e brasileiras que apoiaram o golpe comece a perceber o erro cometido. Incentivar um governo de total incerteza está longe de ter sido uma boa decisão.
07/12/2016 19:54 -02
Paul Burns via Getty Images

Não caia no conto da 'Escola Sem Partido'

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto ideológico chamado "Escola Sem Partido". Antes de tudo, é importante destacar que, apesar da nomenclatura chamativa e, ao mesmo tempo, contraditória, o movimento nada mais é do que uma tremenda afronta à Educação e ao desenvolvimento da comunidade escolar.
25/07/2016 10:44 -03
Hindustan Times via Getty Images

Atendimento à população de rua é questão complexa e emergencial

Os trabalhos voltados a essa parcela da população representam, sem dúvidas, um grande desafio, não apenas pela ampliação dos serviços de acolhimento, mas também pelas peculiaridades de cada pessoa e de cada caso. Todos recebemos as notícias dos últimos dias com tristeza e solidariedade. É preciso que, neste momento, tenhamos serenidade para lidar com uma questão tão complexa e preocupante, além de sabermos que há muito trabalho pela frente.
16/06/2016 19:09 -03
Fabio Arantes/SECOM

Comissões de mediação de conflitos vão integrar programa 'Paz nas Escolas' em São Paulo

A formação dos educadores será realizada em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que desenvolve o projeto "Respeitar é Preciso!". O material pedagógico utilizado é formado por cinco livros que debatem as principais violações de direitos humanos ocorridas no ambiente escolar, com temas como democracia na escola, respeito e humilhação, sujeitos de direito, igualdade e discriminação.
19/05/2016 16:25 -03
Nacho Doce / Reuters

Educação como prioridade

Como vereador de São Paulo e professor da rede municipal de ensino, mantenho a Educação como prioridade, além de atuar na propositura de projetos de lei de interesse da cidade e o incentivo ao desenvolvimento regional, especialmente para os bairros que mais necessitam da atenção do Poder Público.
02/05/2016 11:44 -03
Leon Rodrigues/SECOM

Mobilização contra dengue deu resultado: Queda de 81% no primeiro trimestre em São Paulo

O projeto recebeu um substitutivo que atualiza a lei 13.264, de 2002, que propõe aplicação de multa nos casos de reincidência de focos de dengue. Como o texto está desatualizado e, a bem da verdade, é mais um exemplo de lei que "não pegou", decidimos fazer o substitutivo para reforçar o caráter educativo da multa. O PL prevê aplicação da penalidade apenas em casos de reincidência, ou seja, quando um imóvel continuar com criadouros do mosquito mesmo após fiscalização, orientação e notificação das equipes de Saúde.
18/04/2016 11:29 -03
EVARISTO SA via Getty Images

Paulo Fiorilo: 'O golpe manchará nossa história'

Para fortalecer o discurso, parece ser viável dizer que Dilma deve sair de seu cargo por perda de credibilidade ou por problemas com as chamadas pedaladas fiscais. No entanto, repito: não há fato concreto para que se faça a deposição da uma presidenta legitimamente eleita. Nós não podemos permitir que a lei seja desrespeitada, em nenhum caso. É isso que garante o Estado Democrático de Direito. É isso que as pessoas precisam entender
15/04/2016 19:32 -03
Reprodução

Como aprendi a amar São Paulo

Qual é o sonho de quem vem pra São Paulo? Essa cidade imensa, tão diversa em tantos aspectos, à primeira vista não parece nada hospitaleira, mas um monstro cinza impiedoso. Pelo menos, era o que eu achava.
25/01/2016 08:20 -02