profile image

Patricia Peck Pinheiro

Advogada especialista em cultura digital e inovação, autora de 14 livros sobre "Direito Digital"

Dra. Patricia Peck Pinheiro é advogada especialista em Direito Digital formada pela Universidade de São Paulo, com especialização em negócios pela Harvard Business School, curso de Gestão de Riscos pela Fundação Dom Cabral; MBA em marketing pela Madia Marketing School, formada pela Escola de Inteligência do Exército e Sócia Fundadora do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP. Idealizadora do Movimento “Família mais Segura na Internet". Condecorada pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador em 2009 e com Medalha Ordem do Mérito Militar em 2012, e pela Marinha do Brasil com a medalha Mérito Tamandaré em 2011, Professora convidada para integrar banca examinadora de doutorado do ITA - Instituto de Tecnologia da Aeronáutica em 2013. Recebeu os prêmios “Security Leaders” em 2012, Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual” em 2010, 2011 e 2012; “A Nata dos Profissionais Segurança Informação” em 2006 e 2008; “Excelência Acadêmica – Melhor Docente da faculdade FIT Impacta” em 2009 e 2010. Autora de 14 livros entre ele “Direito Digital Aplicado”, “Direito Digital” 5a. Edição, "Direito Digital no Dia-a-Dia", “Direito Digital nas Eleições”, “Direito Digital Corporativo” todos pela Editora Saraiva, além de coautora do eBook “Direito Digital na Publicidade” disponível na AppleStore e coautora nos livros "Direito e Internet II", "e-Dicas" e "Internet Legal", Novas Competências na Sociedade do Conhecimento”, “Os “Novos” Direitos no Brasil”, “Vivendo este mundo Digital” e “Coletânea Direito e Saúde 2012”.
Getty Images

'Quem está contra o Uber está contra o futuro'

O Brasil da era digital só vai retomar o crescimento se deixarmos no passado os modelos velhos e ultrapassados. Que surjam muito mais iniciativas como o Uber, para reinventarmos o país. Quem está contra iniciativas como a do Uber está contra o futuro.
20/08/2015 15:31 -03
downloadsource.fr/Flickr

Grupos de família no Whatsapp: como lidar?

Infelizmente, os brasileiros não observam as regras que o serviço aconselha para proteção dos próprios usuários. Por que tem que ter 16 anos? Segundo ele, para proteger a privacidade das crianças. E nós, pais, mães, famílias brasileiras, estamos protegendo ou expondo?
11/04/2015 12:28 -03
campuspartybrasil/Flickr

Geração conectada

A Campus Party novamente atraiu legiões de jovens conectados interagindo e compartilhando informações. A velocidade com que eles digitam nos celulares é surpreendente. Mas será que o comportamento desta geração atual é saudável?
18/02/2015 15:49 -02
photosteve101/Flickr

Dia da internet segura

Vamos criar uma internet melhor juntos? Esse é o tema do Dia Mundial da Internet, celebrado no dia 10 de fevereiro! Em apoio a essa data tão importante para uma sociedade cada vez mais digital, o Movimento Família Mais Segura na Internet, do Instituto iStart, lança a Campanha #CelularSeguro.
10/02/2015 16:12 -02
gilberts/Flickr

'Guerra Digital e cyberterrorismo'

Logo, em que momento então podemos dizer que entramos em uma 3ª. Guerra Mundial, que é a Guerra Digital? Na verdade, já estamos vivenciando ela, mesmo que ainda em uma escala reduzida e de forma silenciosa, nos bastidores da internet.
06/02/2015 16:53 -02
Cristiano Betta/Flickr

'O inferno astral dos aplicativos'

Infelizmente, o usuário brasileiro tem sido um alvo fácil deste tipo de ataque, justamente por não desconfiar das ofertas gratuitas. Há a impressão, por parte do consumidor, que as lojas de aplicativos é que fariam a verificação para garantir a segurança do que é baixado nelas, mas isso não é bem assim.
22/01/2015 19:55 -02
Zero Creatives via Getty Images

Cuidados para comprar bem na Black Friday

Os problemas mais comuns nesta época do ano, que também temos as compras de natal estão relacionados a: cobrança de valor diferente do anunciado, onde depois na fatura do cartão vem uma cobrança de outro preço; entrega de produto diferente do anunciado (outras características, tais como tamanho, cor, tipo de voltagem); atraso na entrega; defeito; problema para realizar troca, cancelamento ou devolução.
28/11/2014 14:59 -02
Reprodução

Será que apenas proibir o Secret educa?

Estamos vendo jovens crescendo dentro de um cenário de "Lei de Talião Digital", onde o mais popular domina os demais pelo medo, pelo receio de qual conteúdo ele vai publicar do outro e faz justiça com o próprio celular difamando os demais na internet e via aplicativos e mídias sociais.
22/08/2014 10:19 -03