profile image

Nana Queiroz

Jornalista, organizadora do protesto #EuNãoMereçoSerEstuprada

Nana Queiroz é escritora e jornalista formada pela USP e estuda questões de gênero desde a universidade. É a organizadora do protesto online #EuNãoMereçoSerEstuprada".
Divulgação

Vai ter roda de samba feminista gratuita em São Paulo

Quem foi que disse que feminista gosta de briga? Quando é hora de luta, é hora de luta, mas o próximo sábado, 16 de abril, vai ser dia de curtir música brasileira da boa! E pra lembrar que a cidade é nossa, resolvemos festejar em espaço público. A Praça da Nascente, pertinho do metrô Vila Madalena de São Paulo, foi a escolhida para receber a bagunça.
15/04/2016 16:13 -03
AP

Quer aprender o bê-a-bá do feminismo?

Em outras palavras, você vai compreender como é que, nos dizeres de Beauvoir, você tornou-se mulher. Também vamos conhecer um pouco do que existe por aí em termos de legislações feministas, da lei brasileira do feminicídio e as experiências internacionais de licença paternidade. Cultura do estupro e o papel da mídia também serão assuntos explorados.
12/04/2016 10:47 -03
AK Rockefeller/Flickr

Seis razões para os homens amarem o feminismo

Se têm coisa que machuca fundo é homens fazendo campanha contra o feminismo. Esses ingratos! Depois de tudo que nós, feministas, fizemos por eles! Ué, não sabia? Sim, o feminismo é primordialmente um movimento de mulheres para mulheres mas vocês, homens, vêm comendo nas beiradas do banquete desde que nós começamos a queimar sutiãs. Aqui vão alguns lembretes de todas as razões que fazem os homens inteligentes celebrarem o feminismo.
09/04/2015 17:13 -03
Matt Cardy via Getty Images

Socorro, sequestraram o meu Jesus!

Me irrita o que os fundamentalistas têm feito com Jesus. Poxa, eu cresci lendo a vida de um cara legal, um revolucionário, um feminista, um mártir dos pobres, das prostitutas e das mulheres. E, apesar de eu não me definir como cristã em nenhuma das categorias possíveis, minha base moral foi fundada sobre esses ensinamentos lidos na voz amorosa da minha mãe na beira da cama. Jesus é meu brother, é meu próximo e admirado e ele não é esse camarada que vocês estão pintando por aí.
06/04/2015 14:56 -03
Sassy Bella Melange/Flickr

'Eu sou feminista, mas até que sou legal'

Fico vendo por aí o povo querendo exorcizar feminista com água benta e preferindo que a filha seja bandida a feminista. Isso me parte o coração - apesar do que dizem por aí, eu tenho um. Poxa vida, quando o diabo me ofereceu um pacto, dizendo que eu seria sempre jovem, bonita, plenamente depilada, dona de uma casa com jardim e um Golden Retriver, eu até recusei. Achei o preço meio alto, porque ele queria que humilhasse as mulheres que, ao contrário, seriam gordinhas, pobres ou meio peludas.
18/03/2015 16:54 -03
Daniel Bendjy via Getty Images

Serviço militar obrigatório e outros argumentos fajutos contra o feminismo

Zézinho adooooora mandar feminista lutar pelo trabalho militar forçado ou perguntar porque os homens levantam mais peso se somos, afinal, todos iguais. A ignorância é tanta que vontade mesmo eu tenho é de bocejar. Mas, como tomei como missão de vida espalhar a boa mensagem do feminismo pelo mundo, aqui vai uma resposta bem didática a cada um dos falsos argumentos que homens inseguros usam contra você, mulher que luta por direitos iguais.
12/03/2015 01:08 -03
Felix_Nine/Flickr

O segredo definitivo do emagrecimento que as revistas femininas nunca vão te contar

A mágica começou há um mês, quando deparei com um lugar que prometia, no slogan, "queimar calorias de maneira sensual e divertida". As aulas no calendário da academia tinham uns nomes engraçados, como aula de dança estilo Bollywood (sim, as danças dos filmes indianos) poledance e workshop de strippers. Não havia aparelhos, esteiras ou bicicletas. Fizeram o que prometeram: em um mês, eu já amava a menina no espelho, estava magra.
23/02/2015 17:43 -03
AK Rockefeller/Flickr

'Como, fugindo do machismo, eu virei escrava do capitalismo'

Recentemente, a minha mulher livre interior se deparou com uma encruzilhada. Romântica que sou, eu sempre quis viver um grande amor, uma relação dessas de profunda troca e companheirismo. Dessas de vida inteira. Por outro lado, sempre busquei uma absoluta independência financeira. Assim eu protegia minha liberdade, afinal, nenhum homem poderia me comandar porque é dono da conta bancária. E amor só seria amor, a meu ver, se eu não estivesse acomodada pelas contas em comum que temos a pagar.
03/02/2015 19:14 -02