profile image

Max Paskin Neto

Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Max Paskin Neto nasceu no Rio de Janeiro e, ainda criança, viveu nos Estados Unidos por uma década com sua família. Formou-se em direito pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro, em 2007. Desde junho de 2011 é juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ocupando atualmente o cargo na comarca de Maringá. Com Pós-Graduação em Direito Público pela Universidade Gama Filho, é professor na Escola da Magistratura do Estado do Paraná- Emap, na Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná- Eseje, e na escola da Magistratura do Rio de Janeiro- Emerj. O autor é também idealizador, fundador e coexecutor do projeto social de combate à evasão escolar no ensino médio “Linha do Horizonte”.
shutterstock

Se tem consumidor querendo, a atividade deve ser permitida?

A teoria de Darwin de "adapte ou morra" é aplicável para todos: setores privados ou públicos. Não tem por que no Brasil não se liberar a marijuana com uma regulamentação parecida com a de bebidas alcoólicas bem como bingos e outros jogos de azar. De se ressaltar que são indústrias que já existem, só que na clandestinidade. Não são elas que causam a catástrofe social a elas atribuída, mas a sua proibição.
23/11/2016 13:44 -02
Ueslei Marcelino / Reuters

Como está a imagem do Brasil?

Só não nos transformamos em uma Venezuela ainda - onde o racionamento imposto às famílias em razão de más escolhas políticas chega a reduzir o número de refeições diárias - porque as vozes responsáveis por dirigir o capital internacional acreditam na forte fundação democrática-institucional que o Brasil tem e sua capacidade de superar ainda que as mais severas das crises.
13/05/2016 18:03 -03
Ueslei Marcelino / Reuters

367 x 146: Um pontapé inicial em um caminho novo para o Brasil

Hoje é um dia para resgatar o sentimento de orgulho de ser brasileiro mas, com a reserva de que, se pela frente não houver muito trabalho e seriedade, se cada qual não tiver internalizado que o crescimento do país depende de seus próprios investimentos e trabalho individual, a página pode ser virada para escrever a mesma história. Os brasileiros, a america latina e mundo, todavia, agradeceriam se pudessem ler um novo enredo.
18/04/2016 12:09 -03
ASSOCIATED PRESS

Impeachment ou não impeachment: Essa não é a verdadeira questão

A questão importante não é tanto se vai ou não passar o impeachment mas sim, se passar, se o Brasil está preparado para aproveitar a oportunidade para iniciar reformas substanciais que sustentem um novo ciclo, desta vez virtuoso, ou se adormecerá na nostalgia de um acontecimento pontual, sem pé nem cabeça, até que mais do mesmo aconteça mais adiante com troca de personagens.
15/04/2016 14:18 -03
REUTERS/Adriano Machado

Quando manobras políticas ameaçam a estabilidade das instituições

A verdadeira questão que se coloca, além de tudo o que está acontecendo é: a operação lava jato é apenas mais um episódio de deficiências culturais e estruturais do Brasil, ou a deflagração de uma nova consciência que vai levar a reformas estruturais políticas e econômicas muito necessárias, por parte do Congresso. A preocupação, não só para os brasileiros, mas para a economia mundial como um todo é que o verdadeiro Frank Underwood do Brasil, vulgo Lula, muito possivelmente, venha a sair por cima dessa.
18/03/2016 18:53 -03