profile image

Martha Lopes

Escritora

Martha Lopes é escritora, cada vez menos de prosa e mais de poesia. Jornalista especializada em literatura, passou por empresas de comunicação como Editora Globo e Folha de S.Paulo. Hoje é também redatora publicitária e uma das cuidadoras dos eventos de cultura e de maternagem da Casa de Lua.
Reprodução

Visita a uma ocupação escolar em SP: Articulação em rede e lições para todos nós

Enfim, não sabemos como ficará daqui para a frente. Há um adiamento confirmado da reorganização escolar e um período de férias logo adiante. Mas é claro, especialmente quando se vê o rosto desses alunos e alunas, que essa experiência vai transformar a vida deles. Eles puderam criar ou recuperar um vínculo de amor com a escola, estabelecer uma conexão mais estreita dentro da comunidade escolar, pensar um processo de aprendizagem mais livre e amoroso. E mais: com muita generosidade, compartilharam essa experiência com todos nós, para que repensemos a educação, a política e o cuidado com os jovens. Para que pensemos. Eu certamente vou pensar.
08/04/2016 18:29 -03
Tom Grill via Getty Images

Escrever ou não escrever: o desafio que é viver de literatura

Ando pensando sobre as contradições do exercício de escrever e sobre tudo o que ele impõe na nossa vida. Tendo a achar que a escrita sempre aparece como um comichão, uma válvula de escape, uma prática que ajuda você a contar as histórias que precisam ser contadas ou a exorcizar os demônios internos. Aí é lindo: você senta, escreve e - ufa! - se sente aliviado depois, sem se importar muito com a qualidade do resultado ou com o que vai fazer daquilo.
01/04/2015 18:36 -03
Reprodução/Cosmopolitan

Onde estão as mulheres da literatura?

Alguns números dão conta do cenário: o prêmio Nobel de Literatura, por exemplo, existe desde 1901, mas só foi destinado a 12 mulheres em sua história; a Academia Brasileira de Letras tem 40 membros, só 5 mulheres; a Festa Literária de Paraty (Flip) 2014 terá, entre os 44 autores convidados, somente 7 mulheres.
18/07/2014 14:45 -03
Divulgação

Qual é a cara do príncipe encantado de hoje?

Esqueça o príncipe que acorda a Branca de Neve com um beijo. O herói atual tem outro estilo: bonito, charmoso e profundamente apaixonado, sua única missão é fazer a mocinha feliz, abrindo mão, para isso, dos próprios desejos.
25/06/2014 15:53 -03