profile image

Marta Machado

Professora e pesquisadora na Fundação Getúlio Vargas

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em direito penal, teoria geral do direito e sociologia do direito, atuando principalmente nos seguintes temas: dogmática jurídica, dogmática penal, direito penal da sociedade do risco, teorias da imputação, responsabilidade e legitimidade democrática, racismo e gênero.
Gary Morrison via Getty Images

'Precisamos falar sobre drogas'

O discurso baseado em estereótipos morais e que divide a sociedade entre uma porção "honesta e trabalhadora" e "mercadores do mal" já não reflete os anseios por uma discussão madura sobre a questão das drogas em toda a sua complexidade.
05/12/2014 16:58 -02
Getty Images

A maioridade penal e o voto pela exclusão

Infelizmente, políticas de aumento da penalização e do encarceramento são apoiadas por uma parcela significativa da população, que sofre com problemas de segurança e, muitas vezes vitimizada, articula anseios em termos de vingança.
20/10/2014 12:35 -02