profile image

Marco Aurélio Mello

Ministro do Supremo Tribunal Federal

Marco Aurélio Mendes de Farias Mello é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Getty Images

Marco Aurélio Mello: 'O castigo da aposentadoria compulsória'

No Brasil, parece que os legisladores se inspiraram na tenebrosa fantasia de "As Viagens de Gulliver" para marcar com uma espécie de terrível nódoa vermelha uma classe - os servidores públicos em geral e os membros da magistratura e do Ministério Público em particular. Estes, sabe-se lá por qual razão, aos 70 anos são considerados incapazes para continuar trabalhando na esfera pública, ou seja, sob remuneração do Estado, pouco importando se estejam no ápice de uma brilhante carreira ou no auge da capacidade produtiva.
09/03/2015 18:22 -03
Gerson Barreiros/500px

Marco Aurélio Mello: 'O sistema não fecha'

Em 1970, éramos "noventa milhões em ação." O crescimento demográfico fez-nos duzentos e três milhões. Em síntese, houve um acréscimo da ordem de 150%, passados 44 anos. Indaga-se: saúde, segurança, transporte, habitação, saneamento e mercado de trabalho, desde há muito deficientes, cresceram nesse diapasão?
01/03/2015 23:39 -03
PAULO LEITE/ ESTADÃO CONTEÚDO

Revisão da Lei de Anistia: 'o Brasil pode e deve aprender com o passado, mas há de ter os olhos no presente'

O Brasil pode e deve aprender com o passado, mas há de ter os olhos no presente, planejando o futuro. Entre punições de toda ordem e reconciliação, a opção recaiu sobre a segunda, que se apresentou certa e eficiente à pacificação. Perdão em sentido maior, reconstrução da democracia e afirmação do Estado de Direito foram escolhas associadas à época. O abandono desse enfoque gera preocupação.
10/02/2015 12:06 -02