profile image

Liliane Prata

Jornalista e filósofa por formação, mãe e escritora por vocação

Liliane Prata é jornalista e filósofa por formação, mãe e escritora por vocação e eterna aprendiz por natureza. Tem sete livros publicados, entre eles o juvenil "O Diário de Débora" e o adulto "Sem Rumo", e edita o site lilianeprata.com.br. Facebook: facebook.com/blogdalilianeprata
Victoria Fadden, Alamy

Mães deslocadas

2011. Parquinho do prédio onde eu moro. Três ou quatro mães ao meu lado, cada uma com um carrinho de bebê à sua frente ou uma criança pequena serelepe brincando sob seu olhar. - Espera, eu sou a mãe desse bebê aqui na minha frente, certo? - perguntei a mim mesma. Mentalmente, é claro. Afinal, eu não estava louca. Quer dizer, talvez eu estivesse meio louca.
08/05/2015 15:50 -03
Stockbyte via Getty Images

Mil noites com o mesmo homem

Em algum momento do meu jantar comemorativo de sete anos de casamento, parei de pensar no quanto eu o amava/no quanto eu era privilegiada por ter uma vida a dois harmônica/no quanto aquele camarão com cuscuz marroquino estava bom e fiquei pensando: meu Deus do céu, eu já transei com esse homem umas 900 vezes.
29/04/2015 13:17 -03
Hey Paul Studios/Flickr

'Por um mundo mais feminino'

Há algum tempo, bombou na internet um teste que dizia se seu cérebro era mais masculino ou feminino. Achei interessante, mas o curioso, mesmo, foi observar os resultados da minha timeline no Twitter: homens se vangloriando de seus cérebros mais masculinos do que femininos e... Mulheres se vangloriando dos seus cérebros mais masculinos do que femininos. Ou seja, todo mundo se orgulhava de ter um cérebro mais macho do que fêmea.
20/03/2015 19:12 -03
DanielVilleneuve via Getty Images

É parto, política ou jogo de futebol?

O discurso de ódio é perigoso. Por melhor que seja um argumento, ele não é nada quando despido da sensibilidade. Por mais inteligente que alguém seja, a raiva nubla essa inteligência. E sobra um olhar limitado da vida, do mundo, dos seres humanos e das mais diversas situações. Estejamos falando de partos ou de partidos.
18/03/2015 14:48 -03
ZoneCreative

Quem precisa de marido?

'Eu gosto que alguém cuide de mim', comento com uma amiga. Estamos em um restaurante. Essa minha amiga é solteira, eu sou casada e o assunto é como eu nunca fiquei sozinha por muito tempo, ao contrário dela. Penso que estou num território seguro e nem me passa pela cabeça que ela vai me julgar e muito menos me criticar, mas ela solta: 'Como assim! Que absurdo! Que coisa mais antiga! Logo você,que se diz feminista, Liliane Prata! Que horror...'
03/03/2015 14:37 -03