profile image

Leonardo Martins

Pesquisador em educação para aposentadoria

Sou pesquisador e doutorando em Psicologia pela Universidade de Brasília. Na prática clínica, utilizo a Terapia de Aceitação e Compromisso (TCC) no tratamento de transtornos de ansiedade, de humor e alimentares. Meus interesses de pesquisa são: bem-estar e qualidade de vida na aposentadoria; preditores do envelhecimento saudável; prevenção e promoção em saúde mental. Entre outras produções científicas, sou colaborador do livro Programas de educação para aposentadoria: Como planejar, implementar e avaliar. Link para o meu currículo lattes.
recombiner/Flickr

A arte de deixar tudo para depois

A procrastinação é um fenômeno banal, praticado diariamente por quase todos nós. Por outro, ela encerra um paradoxo: tempo e interesse são inversamente proporcionais. Quando tenho tempo, não tenho vontade; e, quando finalmente tenho vontade, o tempo não é mais suficiente.
10/06/2015 17:18 -03
Yagi Studio via Getty Images

Solitários têm 30% mais chances de morrer, diz pesquisa

Se você ama a solidão, cuidado, esse amor não é recíproco. Como eu sei disso? Pesquisadores de uma universidade americana, Brigham Young University, acabaram de demonstrar isso. Eles reuniram 70 estudos sobre a relação entre solidão e expectativa de vida. Então, analisaram todos os resultados - pasme, foram quase 3,5 milhões de participantes! - para descobrir se, no fim das contas, o isolamento social realmente faz mal. E o resultado foi claro: solidão mata.
09/04/2015 18:55 -03
Andrew Rich via Getty Images

O sentido das coisas

Sabe quando uma coisa não faz sentido? Por exemplo, quando sua namorada te troca por um cara mais feio ou quando você se machuca no primeiro dia das férias? Pois é, aceitar algo que não tem sentido é bem difícil. Se eu fosse psicanalista diria que a culpa é da sua mãe (principalmente) e do seu pai. No entanto, evidências indicam que essa conta está no nome de um casal mais antigo: Adão e Eva.
25/03/2015 17:06 -03
bgblue via Getty Images

A desculpa nossa de cada dia

A arte de inventar desculpas deveria ser motivo de orgulho para a espécie humana. Abelhas formam comunidades incrivelmente complexas; golfinhos adormecem metade do cérebro de cada vez; e nós somos capazes de criar desculpas, torcer a realidade ostensivamente, e nem mesmo sentir constrangimento!
25/02/2015 19:40 -03
michaeljung via Getty Images

Os 40 são os novos 60

A recusa em aceitar o envelhecimento é um fenômeno curioso. Por um lado, boa parte do que fazemos visa a prover um futuro melhor. A idéia de não gastar todo o dinheiro; a busca por um cônjuge que esteja por perto na saúde e na doença; a cortesia planejada com aquele cunhado inconveniente são, de certa forma, investimentos no futuro. Por outro lado, quando ele finalmente chega, é difícil engolir a realidade: estamos envelhecendo.
20/02/2015 11:20 -02
Getty

O sofrimento adora companhia

A conclusão de que a comparação social pode regular nosso bem-estar é conhecida há alguns anos. Mas um estudo retratou, em tempo real, como isso pode afetar trabalhadores em fim de carreira.
16/12/2014 11:34 -02
ATIC12 via Getty Images

'O pai dele é um amor, mas a mãe...'

Ela sempre te olhou de forma estranha. Parece um olhar de quem cultivou um tesouro por décadas, montou uma complexa estrutura de segurança e, quando menos esperava, viu seu sistema ser invadido, seu tesouro roubado e não pode fazer nada para reaver o que é seu de direito. Mas não é o fim do mundo.
06/11/2014 12:39 -02