profile image

Leonardo Fontes

Sociólogo, mestre pela USP e doutorando em sociologia pelo IESP/UERJ

Bacharel em Relações Internacionais e mestre em Sociologia pela USP, é doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Trabalha com temas ligados à sociologia política, sociologia do desenvolvimento e sociologia urbana.
Reuters Photographer / Reuters

Os caminhos da Lava Jato no STF sem Teori Zavascki

A luz no fim do túnel que o governo enxergava semana passada pode estar se revelando um grande trem sem freios que pode causar danos incalculáveis à classe política. A política segue refém dos rumos do Judiciário e da operação Lava Jato, e "estancar a sangria" tem se mostrado muito mais difícil do que os artífices do impeachment previam.
28/01/2017 16:49 -02
NurPhoto via Getty Images

A PEC do teto dos gastos e o ataque aos direitos políticos e sociais

É por isso que a PEC do teto dos gastos públicos é muito mais do que uma mera política de austeridade e ajuste das contas públicas. Por trás de seu discurso de que se trata de um mal necessário e inevitável oculta-se uma mudança radical na orientação política das prioridades do Estado brasileiro. Ao mesmo tempo, escamoteiam-se interesses que buscam privilegiar aqueles poucos que lucram com os títulos da dívida pública em detrimento dos milhões de brasileiros que serão prejudicados por terem seus direitos a serviços públicos de qualidade negados.
29/11/2016 11:23 -02
EVARISTO SA via Getty Images

A improvável delação de Eduardo Cunha

Se é verdade que a narrativa de que o juiz Sérgio Moro e os procuradores e delegados da força-tarefa da operação Lava Jato só querem pegar políticos do PT é tão simples quanto errada, também é um fato inegável que estes guardam certa simpatia adicional em encontrar provas e convicções contra membros daquele partido ou que em algum momento foram apoiadores dos governos Lula e Dilma.
24/10/2016 16:24 -02
Paulo Whitaker / Reuters

O STF e o Congresso entre a cruz e a espada

A encruzilhada em que o STF e o Senado se meteram é tamanha que, se aceitam a prisão dessas quatro figuram emblemáticas da política nacional jogam gasolina na crise política dando a ela ares ainda mais imprevisíveis e abrem espaço para diversos outros pedidos de prisão de políticos que podem vir em seguida. Por outro lado, se rejeitam tal pedido, transformam a prisão de Delcídio em mero casuísmo.
10/06/2016 14:18 -03
VANDERLEI ALMEIDA via Getty Images

48 horas

Mais uma manifestação. Apoio aos alunos contra a violência policial. Fim do dia, cansado, preciso conversar com amigos, conversar, tomar uma cerveja e fazer uma terapia coletiva pra fugir da depressão pós-golpe. Preocupação, desânimo, medo pelo que vem pela frente e a necessidade de assumirmos nossas responsabilidades enquanto jovens bem formados e bem informados em posições estratégicas na sociedade. Mas o que fazer? Pra onde ir? Como agir? Não me lembro de ter tanta certeza da necessidade de fazer algo e tanta angústia por não saber o que fazer.
16/05/2016 20:21 -03
Flickr

O gigante acordou ou estava apenas sonâmbulo?

Não deixa de ser irônico que pouco mais de um ano após as manifestações de junho e na eleição que ficou marcada pelo mote da "nova política", tenha sido mantida a "velha" polarização PT-PSDB e que o PMDB tenha sido o grande vencedor.
07/10/2014 09:45 -03