profile image

João Batista Araujo e Oliveira

Presidente do Instituto Alfa e Beto, autor de “A Escola vista por dentro”

É presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG que promove políticas e práticas de educação baseada em evidências. Atuou como professor da rede pública de ensino e lecionou em universidades estrangeiras, entre elas a Stanford University. Ocupou cargos executivos em organismos nacionais e internacionais como a OIT, Banco Mundial e MEC. Como consultor, trabalhou junto a diversos estados e municípios desenvolvendo programas de regularização do fluxo escolar. Foi idealizador dos programas Acelera Brasil e Escola Campeã, ambos patrocinados pelo Instituto Ayrton Senna. Oliveira é psicólogo e Ph.D em Educação pela Florida State University (EUA) e autor de dezenas de livros, entre eles: “A Pedagogia do sucesso” (Saraiva, 2001), “A Escola vista por dentro” (Alfa Educativa, 2002) e “Reforma na educação: por onde começar?” (Alfa Educativa, 2006).
black vanilla/Flickr

'É dentro da sala de aula que a educação acontece'

Uma reforma só é boa quando melhora o que acontece com o aluno. E isso, por sua vez, depende do que acontece na interação do aluno com seu professor. De todas as variáveis que podem explicar o "efeito da escola" a de maior impacto é o professor. Portanto, faz sentido assegurar que as escolas tenham os melhores professores.
28/01/2015 16:53 -02
RICHARD BOUHET via Getty Images

Quem tem medo da Prova Brasil?

Quem não deve não teme: a Prova Brasil não é uma avaliação do MEC ou do Governo Federal. Portanto, deveriam se limitar a divulgar os resultados da prova - e deixar os especialistas, e imprensa e a sociedade analisarem os dados e suas implicações.
15/09/2014 07:39 -03
Estadão Conteúdo

Por que sou fã de Bernardinho

Em tudo Bernardinho é um excepcional líder e gestor - um exemplo para todos nós educadores. Ele sabe o que é preciso fazer para estimular e desafiar cada pessoa que quer superar os seus limites.
04/05/2014 13:43 -03
Getty Images

Procura-se: diretor de escola

Enquanto isso, no Brasil, a Câmara dos Deputados delibera sobre a lei do Plano Nacional de Educação que, entre outros retrocessos, estipula a "eleição para diretor de escola".
25/03/2014 10:37 -03