profile image

Igor Patrick Silva

Jornalista, cobre Internacional, Política e Economia

Jornalista, cobre temas relacionados a Política, Economia e Internacional
ASSOCIATED PRESS

Donald Trump presidente e pesquisas impregnadas de imprecisão

O mundo foi dormir apreensivo e acordou em choque. Em uma campanha que, dado momento, chegou a liderar com 15 pontos de vantagem, Hillary Clinton não teve a vitória fácil que se esperava dela. Ao contrário, a democrata não levou os delegados de estados considerados chave (notoriamente a Flórida, que por tradição, costuma definir o pleito) e perdeu feio para o republicano Donald Trump.
09/11/2016 09:59 -02
ASSOCIATED PRESS

O fracasso do acordo de paz e uma Colômbia sem vencedores

Vai-se a oportunidade, ficam as lágrimas. Com o resultado do plebiscito realizado nesse domingo, a Colômbia adiou o sonho de virar uma página sangrenta da história e de dar fim à guerra civil contra a maior guerrilha do continente: as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O conflito de 52 anos, 200 mil mortos (33 vezes mais que a quantidade de assassinatos diretamente ligados a Pablo Escobar), 25 mil desaparecidos, 30 mil sequestrados e mais de 6,9 milhões de deslocados internos não se encerrará graças à vitória do NÃO, com uma margem apertada - 50,2% a 49,7%.
03/10/2016 15:06 -03
Getty Images via Getty Images

Não espere por paz na Turquia em um futuro próximo

Considerada a ponte entre Ocidente e Oriente e lar de um povo que já foi dono de boa parte da Europa, a Turquia enfrentou nas últimas semanas, duas grandes ameaças à sua integridade nacional: um atentado terrorista promovido pelo Estado Islâmico (EI) em Istambul com um saldo de 42 mortos e a tentativa de golpe militar, televisionada e acompanhada de perto pela internet no mundo inteiro.
18/07/2016 14:18 -03
Diverse Images/UIG via Getty Images

Como o maior festival de música do mundo pode trazer a questão LGBT à tona na Rússia

Conforme o concurso cresceu em número de países (começou com 7 países e neste ano, concorrem 42), cresceu também sua audiência e relevância. Tornou-se a maior audiência de um evento não-esportivo no mundo e, só no ano passado, atraiu 197 milhões de espectadores. Era previsível: mesmo proibidos, os países começaram a usar a transmissão do festival como uma ferramenta de capitalização política.
10/05/2016 18:20 -03
zabelin via Getty Images

O Estado Islâmico pode prejudicar a Olimpíada no Brasil?

Embora haja motivos para se preocupar, analistas concordam que um ataque de proporções de Paris ou Bruxelas é quase impossível durante a Olimpíada. Isso porque a estratégia do Estado Islâmico é atacar civis em situações rotineiras, quando não há esquemas complexos de segurança montados. Organizar uma ação contra um país que já desenvolve seu plano contraterrorista há anos requereria um plano cuidadoso, com variáveis o suficiente para torná-lo inviável.
18/04/2016 11:24 -03
Getty

Precisamos falar sobre Karabakh

O assunto dessa semana não promete ser fácil. Trata-se de um conflito de raízes históricas milenares, em que ambos os lados contam com bons argumentos para defenderem suas posições. Assim, peço que considerem o texto apenas como uma introdução a um tema muito mais complexo: Nagorno-Karabakh. Imprecisões ou interpretações erronêas de fatos históricos podem ser reportadas no meu Twitter.
10/03/2016 18:50 -03
MarcoResidori/Flickr

A crise ucraniana está LONGE de ter um fim

Na próxima terça-feira (23), completam-se dois anos desde a deposição do ex-presidente ucraniano, Victor Yanukovych, que ficará conhecido pelas páginas da história como um dos governantes mais intolerantes da Europa recente. Na mesma semana, celebra-se a 88ª Cerimônia de Entrega dos Oscars em Los Angeles. Parecem eventos desconectados, não fosse a importância de um indicado: Winter on Fire: Ukraine Fight for Freedom (Inverno sob Fogo: Ucrânia luta por Liberdade), que concorre com boas chances na categoria de Melhor Documentário.
19/02/2016 15:17 -02
GREG BAKER via Getty Images

O plano da China para combater o maior índice de poluição do mundo

"Ei pessoal, vocês já viram o que está acontecendo na China? É algo grande. Algo grande padrão China". A fala abre um vídeo produzido pela Agência de Notícias Xinhua e tenta apresentar ao mundo ocidental, o 13º Plano Quinquenal Chinês. Criado em 1953, o documento fazia parte dos esforços de Mao Tsé-Tung para industrializar o país. Desde então, é reformulado pelo Partido Comunista Chinês com novas diretrizes para a governança nacional para os cinco anos subsequentes.
19/02/2016 14:50 -02
Gutzemberg via Getty Images

Uma Europa sem o Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, encerrou na semana passada, a primeira rodada de negociações no que deve desembocar no seu apoio ao plebiscito que vai definir a permanência do Reino Unido na União Europeia. Chamado de Brexit - abreviatura para "British exit" ou "saída britânica" -, o processo pode desmantelar a integração continental que representa o bloco europeu.
18/02/2016 19:32 -02
Divugação/ONU

Conselho de Segurança da ONU: Representativo?

Há três anos, ainda universitário, conheci uma menina afegã chamada Ani durante uma reportagem que estava escrevendo para o jornal da faculdade. Ani está no Brasil desde 2010 e vive com seu pai e seu irmão mais velho em uma pequena comunidade evangélica de refugiados em Osasco. Com apenas 16 anos, sua vida foi marcada por um banho de sangue: em 2007, seu irmão mais novo morreu em um ataque a 400 km de distância de Cabul. Com ele, outros 16, perderam suas vidas. Em 2009, ainda lutando para superar a morte de seu filho, sua mãe entrou em depressão, ficou doente e morreu.
18/02/2016 19:27 -02