profile image

Henrique Braga

Professor da educação básica e participante do Coletivo AVE

Henrique Braga é professor do ensino médio e doutorando pelo DLCV-USP. Com o Prof. Marcelo Módolo, assina a coluna de divulgação científica Academia, na revista Língua. Participa do blog A Bolha de S. Paulo. É militante do coletivo Revide, que promove o debate Papo Reto em Osasco e região.
Reprodução/Internet

Aprendemos a repudiar o preconceito linguístico. E isso é ótimo!

Muitos indignados das redes sociais não veem problema na concepção preconceituosa do médico, mas na sua explicitação. São pessoas que vão continuar debochando do sotaque de um, "dos plural" de outro... Gente que, para calar quem mais precisa de voz, vai continuar dizendo que o outro "não sabe nem falar" -- mas com a discrição hipócrita que abriga os nossos mais diversos preconceitos.
01/08/2016 13:53 -03
Reprodução/Instagram

Tudo o que você quer ser

Se não é o ideal ter grandes empresas ditando/validando padrões, qual é hoje nossa alternativa real? A falta de uma solução mágica e redentora é motivo para minimizar o sucesso do "não me reconheço, não compro"?
02/02/2016 18:01 -02
EVARISTO SA via Getty Images

Dilma e a meta

Concentrar o estudo da língua no "certo ou errado" da gramática normativa é uma bobagem - a frase de Dilma, que deu esse enrosco todo, não sofre de "erros gramaticais", mas de falta de clareza, o que é bem pior.
01/08/2015 12:35 -03
Getty Images

Cotas pra quê?

A Universidade de São Paulo acaba de decidir adotar o Sisu como alternativa ao vestibular FUVEST. Das vagas que entrarão no novo sistema, algumas serão destinadas a estudantes de escolas públicas e, entre estas, uma parte destinada a "pretos, pardos e indígenas". Sim, haverá um pequeno sistema de cotas na USP.
24/06/2015 15:24 -03
GEL LIMA/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

Violência contra professores: um Paraná em cada canto

Semanas atrás, recebi surpreso um telefonema do diretor de uma escola em que trabalhei no passado. Conversa vai, conversa vem, em um tom sempre amistoso, ele foi ganhando terreno para então me "advertir" sobre o conteúdo de certas postagens minhas nas redes sociais, alegando que, como professor, eu não deveria ser "radical", mas sim "mostrar sempre os dois lados". Nas suas palavras, um tanto fortes, os jovens se apegam a "qualquer merda", então nós professores devemos ter cuidado para não "influenciá-los demais".
06/05/2015 14:00 -03
reprodução

Redução da maioridade: opinar ou refletir?

A emenda proposta é sucinta. Advoga-se que o artigo 228 da Constituição seja este: "São penalmente inimputáveis os menores de dezesseis anos, sujeitos às normas da legislação especial". Em suma: acima dos 16, cana neles! Mais importante que a emenda, no entanto, são as justificativas (obrigatórias em qualquer PEC) que o nobre parlamentar Benedito Domingos (PP-DF), autor do projeto (e condenado por corrupção passiva e formação de quadrilha em outubro de 2014), insere no texto. Três delas eu gostaria de analisar com os amigos leitores.
06/04/2015 19:00 -03
reprodução

'Eu só quero ter aula'

Nos últimos dias, tem gerado bastante discussão um vídeo gravado por um estudante do curso de Administração da USP. Nele, um grupo de estudantes negros toma alguns minutos da aula para, em linhas gerais, abordar o racismo estrutural da Universidade de São Paulo, mas são interrompidos pela professora e também por alguns alunos que, nas suas palavras, "querem ter aula". O episódio evoca uma série de temas e, entre todos eles, quero aqui destacar um perfil de estudante que as melhores universidades do país têm selecionado em seus vestibulares e, cumprindo sua função social, seguem formando em seus espaços acadêmicos: o maníaco das horas-bunda.
23/03/2015 13:58 -03
Estadão Conteúdo

Contra a corrupção e a favor da hipocrisia

O jornal O Estado de S. Paulo, acompanhando a famigerada Operação Lava Jato, noticia que o Procurador Geral da República solicitou arquivamento de investigações envolvendo o nome de Aécio Neves. Segundo o jornal, o motivo foi "considerar insuficientes as informações fornecidas pelo doleiro Alberto Youssef".
09/03/2015 16:03 -03
Aloizio Mercadante/Flickr

'Petista': as origens de um palavrão

O termo, que nos anos 80 e 90 era ostentado com orgulho por militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, hoje assume conotação francamente negativa, a ponto de ser usado como ofensa. Quem já ousou ponderar os benefícios de algum programa social do atual governo, por exemplo, certamente já teve a oportunidade de ouvir este elaborado contra-argumento: "Seu petista!".
06/02/2015 15:12 -02
Senado Federal/Flickr

Voto de nordestino

Nas eleições passadas, com a vitória de Dilma, também repercutiram muito declarações de "sulistas" contra o "povo arretado", sugerindo que eles elegeram a presidenta e iam desgraçar o país, tal como se diz agora.
13/10/2014 08:36 -03
redebrasilatual/Flickr

Os inimigos do PT

Toda vez que declarei votar no PT, eu me senti em um daqueles filmes em que acusam o protagonista de ser o grande criminoso e o infeliz luta o tempo todo para provar sua inocência.
06/10/2014 18:57 -03
AP

Eleitor ou militante?

Embora a discussão política tenha avançado expressivamente no país, a maioria esmagadora da população ainda se ocupa da política apenas a cada biênio.
03/10/2014 18:59 -03