profile image

Guilherme Bez Marques

Professor de Relações Internacionais e Direito Internacional

Professor de Relações Internacionais e Direito Internacional
Jupiterimages

O reconhecimento da China como economia de mercado e os impactos para o Brasil

Talvez a preocupação, absolutamente justificada, com a forte crise econômica e política brasileira tenha ofuscado um dos mais importantes temas de relações internacionais do ano de 2016. No dia 11 de dezembro, decorridos quinze anos da assinatura do Protocolo de Acessão da China perante a Organização Mundial do Comércio, quando a mesma ingressou na organização e aceitou uma série de direitos e obrigações, parte do Protocolo deixa de ser aplicado e o país asiático passa a requerer perante a sociedade internacional seu definitivo reconhecimento como economia de mercado.
12/12/2016 13:01 -02
Getty Images/Reuters

May, Clinton e Bokova: Quem são as mulheres que vão comandar o mundo no futuro?

Serão diversas as mudanças de nomes no cenário político mundial na segunda metade de 2016. Três casos de destaque chamam atenção e, em todos eles, as principais postulantes são mulheres. Theresa May foi confirmada Primeira Ministra do Reino Unido, Hillary Clinton deve ser a próxima presidente norte americana e Irina Bokova desponta como favorita pra ocupar a cadeira de Secretária Geral da ONU.
18/07/2016 16:05 -03
dc1975 via Getty Images

A saída do Reino Unido da União Europeia e o futuro do bloco

A vitória do Brexit representa a primeira retirada de um país desde a criação do bloco e torna-se ainda mais traumática pois trata-se da saída da segunda maior economia da União Europeia. A questão da imigração e os custos de participação no bloco eram alguns dos principais argumentos dos defensores do Brexit. Ambos argumentos baseiam-se no medo e são falaciosos, entretanto, foram capazes de convencer parte do eleitorado.
11/07/2016 17:25 -03
Anadolu Agency via Getty Images

Este é, realmente, o fim do BRICS?

De fato, os cinco países que integram o acrônimo representam uma possibilidade real de alteração da balança de poder no cenário internacional seja em termos políticos, seja em termos econômicos, mas precisam, antes de tudo, de organização, estabilidade e geração de credibilidade internacional para tanto.
26/03/2016 19:10 -03
reprodução

Por mais liberdade e responsabilidade individual

O que precisamos é de uma sociedade que se responsabilize por suas ações e por sua própria vida, individual ou coletiva, e não uma sociedade que aponte dedos, que busque culpados o tempo todo, não uma sociedade que exija tudo do Estado e do governo, mas sim que tome as rédeas de seu próprio futuro.
15/04/2015 17:13 -03
Fernando Stankuns/Flickr

SOS Diplomacia: Itamaraty precisa ser reanimado

Os sinais da falência do Itamaraty apresentam-se há anos, mas suas consequências estão sendo sentidas de forma mais clara há alguns meses. Uma circular do Ministério das Relações Exteriores enviada a seus diplomatas em janeiro deste ano alerta que o Ministério, por conta do repasse escasso de recursos do governo, iria cobrir apenas salários e demais obrigações trabalhistas. O Itamaraty passa a ter significativos problemas para a manutenção dos postos no exterior, já que recursos para elementos básicos como aluguéis, energia, aquecimento, telefone e internet não serão suficientes.
26/03/2015 18:25 -03
Paulisson Miura/Flickr

'Vivemos em uma ditadura de opinião. Se não há concordância, você está errado'

Da varanda gourmet não pode protestar. Se for branco, heterossexual e de classe média/alta então, esqueça, você perdeu o direito de se manifestar. Por outro lado, o 'vai para Cuba' tornou-se grito de ordem. E o absurdo de relembrar a ditadura militar foi realizado por grupos muito pequenos da população. Na verdade, vivemos em uma ditadura de opinião. Se não há concordância, você está errado.
19/03/2015 14:18 -03
divulgação

House of Cards e a reafirmação da Rússia como potência global

Após uma segunda temporada que insere como tema central da trama a política internacional por meio da controversa relação com a China, na qual os lobistas interferiam diretamente na temática, a nova temporada apresenta a relação dos Estados Unidos com a Rússia como o mais importante desafio que os personagens devem enfrentar em suas novas funções, tendo também as Nações Unidas e outros Estados atuando no cenário proposto.
10/03/2015 17:45 -03
DAVID PARKINS

A sambista no atoleiro: o retrato da imagem internacional do Brasil

A The Economist causou impacto nem tanto pelos dados e análises, bastante difíceis de se refutar, mas sim por sua controversa capa, que acabou repercutindo por todo o globo. Apesar de a reportagem tratar exclusivamente da atual situação econômica interna do Brasil e, de forma rápida, suas repercussões nos investimentos no país, simbolicamente a caricatura que a ilustra representa a atual imagem internacional que temos demonstrado para o mundo.
03/03/2015 15:15 -03