profile image

Francisco Toledo

Fotojornalista e co-fundador da agência Democratize

Trabalha como fotojornalista há três anos, e atualmente é co-fundador da agência de comunicação Democratize, com foco em temas políticos e culturais.
Inácio Teixeira/ Coperphoto/Fotos Públicas

'Por que a prisão de Garotinho não me causou comoção'

A nossa distância para a sociedade explica o resultado das urnas. E o resultado das urnas pode ser explicado por situações como esta em específico. Não falamos mais com a população. Falamos entre nós. Utilizamos argumentos e retóricas propositalmente complicadas para nos sentirmos mais a vontade, nos sentirmos com a razão. Tiramos sarro de uma mulher de extrema-direita intervencionista que confundiu a bandeira do Japão com a simbologia comunista. Pensamos: "Estúpida. Burra. Anta". Somos superiores, afinal. Temos Chico Buarque e eles Alexandre Frota.
18/11/2016 15:59 -02
Anadolu Agency via Getty Images

A parte trágica da 'PEC do fim do mundo' é que você apoiou mesmo sem saber

A PEC do Fim do Mundo -- como ficou conhecida nas redes sociais -- tem como principal aspecto o congelamento dos investimentos sociais por até 20 anos. E não estou falando apenas de programas sociais essenciais para as classes D e E, como o Bolsa Família ou o Minha Casa Minha Vida. Falo também sobre a escola pública que sua filha frequenta, ou do postinho de saúde que você precisa ir quando necessário.
11/10/2016 15:15 -03
Brazil Photo Press/CON via Getty Images

O fracasso da 'Escola sem Partido' mostra que o brasileiro não é tão conservador assim

Esse polêmico projeto foi motivo de ampla discussão nas últimas semanas ao redor do Brasil, principalmente nas redes sociais e nos meios de comunicação. Para os seus defensores, trata-se de limitar a propagação de ideologias políticas por professores e educadores. Mas para especialistas, é uma grave tentativa de silenciar e censurar o debate sobre temas políticos, além de tratar-se de uma questão completamente inconstitucional. Mas a realidade é que o brasileiro já não é mais tão conservador assim.
28/07/2016 11:48 -03
ASSOCIATED PRESS

Dos 31 ataques terroristas que aconteceram neste ano, apenas 3 foram no Ocidente

Diante de tal cenário, é preciso não apenas combater as organizações terroristas que espalham o medo e ódio por onde passam, mas também grupos extremistas do Ocidente, que utilizam do discurso de segurança nacional para angariar votos e colocar em prática políticas de teor xenófobo e racista -- como é o caso do candidato republicano para a presidência dos Estados Unidos, o mega-empresário Donald Trump; ou até mesmo da nacionalista Le Pen, da Frente Nacional na França, que é considerada uma das favoritas para ocupar o cargo que hoje é de François Hollande, no comando do país.
15/07/2016 21:38 -03
EVARISTO SA via Getty Images

Sem a participação dos grupos 'anticorrupção', cai o político mais corrupto de Brasília

No futuro, os livros de História dirão: o político mais corrupto que surgiu na política brasileira no século XXI renunciou ao seu cargo na presidência da Câmara dos Deputados. E qual a participação dos auto-declarados "grupos anticorrupção" nisso? Nenhuma. Nadinha. Não moveram uma palha sequer. Deve ser por isso que os gringos ficam loucos quando ficam sabendo sobre o cenário político no Brasil.
07/07/2016 16:07 -03
TIMOTHY A. CLARY via Getty Images

A culpa pelas mortes em Orlando também é sua, 'cidadão de bem'

A culpa é de Bolsonaros, de Felicianos, de Malafaias, de Trumps, mas também da classe política que enxerga questões como armas e causa LGBT um mero "detalhe eleitoral". Defendem o armamento da população não por acreditar na arma, e sim por querer votos. Ataca a comunidade LGBT não por achar necessário o ataque, mas sim porque seus eleitores querem isso. Ou pior: você que se omite sobre o assunto para não perder votos.
13/06/2016 17:45 -03
Ueslei Marcelino / Reuters

O Cunha caiu, mas a idiotice não

E o pior é que mesmo apoiando o eventual governo de Temer nos próximos 2 anos, nada indica que um candidato da oposição com o viés ideológico defendido por Kataguiri & Turminha deve se eleger em 2018. Afinal, quem defende privatização em massa e "vouchers na Educação e Saúde" ao invés de serviço público não passa uma imagem muito boa para a população, né?
05/05/2016 20:35 -03
Reprodução/EleEstádeVolta

'Ele está de volta' ressuscita Hitler e faz alerta sobre 'populismo de direita'

De forma bem irônica e agressiva, o enredo mostra como seria se o ditador Adolf Hitler voltasse para a Alemanha dos dias de hoje. O filme mostra cenas reais de diálogos entre o ator e a população alemã. Entre várias selfies, o ator que interpreta o ditador nazista é abordado diversas vezes por apoiadores que, sem o menor pudor, declaram que o país precisa novamente de uma experiência nacionalista para trazer de volta "os bons costumes perdidos".
26/04/2016 19:51 -03