profile image

Família Schurmann

Primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, em uma viagem que durou dez anos

Em 1984, o economista Vilfredo e a professora Heloísa surpreenderam parentes, amigos e colegas de trabalho com uma decisão “fora do padrão”: abandonar a vida estável e confortável em terra firme e zarpar pelo mundo a bordo de um veleiro, acompanhados dos três filhos pequenos, Wilhelm, 7 anos, David, 10, e Pierre, 15. E assim viveram por dez anos: velejando pelo mundo, conhecendo e descobrindo novas aventuras... e fazendo de um sonho a razão de suas vidas. Em 1997, refizeram a histórica travessia de Fernão de Magalhães com a Magalhães Global Adventure. Passadas algumas aventuras marítimas e as crianças, agora, homens feitos e até mesmo pais de uma nova geração, a Família Schurmann volta a exercitar o desapego. Desde 21 de setembro de 2014, o novo veleiro Kat passou a ser a moradia dos Schurmann e, por dois anos e três meses, a imensidão do mar será o destino da Expedição Oriente!
Em sua nova expedição ao redor da Terra, os navegadores percorrerão cerca de 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos, 29 países e cinco continentes. Pela primeira vez, desbravaram à Antártica e também pela primeira vez chegarão à República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. Se o roteiro reserva lugares desconhecidos, a nova travessia marca ainda a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel (principal autor deste blog no BrasilPost) integra a tripulação Schurmann, formada por seus avós Vilfredo e Heloísa, tios Wilhem e David (líder da tripulação de terra) e pai Pierre. Kat, caçula da família, falecida em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da Família Schurmann. Bem-vindo a bordo da Expedição Oriente.
Marco Simoni via Getty Images

4 vulcões e um roteiro de viagem inusitado

Olá, Aventureiros! Já pensaram em "turistar" pelos vulcões do planeta? Durante a Expedição Oriente, a mais recente volta ao mundo da Família Schurmann a bordo do veleiro Kat, acabamos seguindo um "roteiro paralelo", visitando alguns vulcões. Se vocês buscam por programas inusitados, experiências diferenciadas e muita aventura, confiram a lista que organizei para vocês!
26/01/2017 18:46 -02
Tom Merton via Getty Images

5 coisas que acontecem quando você fica 30 dias, literalmente, no meio do oceano

Estamos, neste momento, no meio do Oceano Atlântico. Nosso veleiro Kat parece uma ilha cercada de água por todos os lados. Voltaremos a ter "terra a vista", no dia 10 de dezembro, quando chegaremos na Marina Itajaí, em Santa Catarina. Mas a Expedição Oriente foi muito mais longa. Desde a partida, foram mais de 800 dias de aventura! O que acontece numa viagem dessa? Até agora, todos os detalhes eram segredo... Estou brincando, claro. Já compartilhei muitas emoções com vocês por aqui, certo?
07/12/2016 18:37 -02
Arquivo Pessoal

'Devemos nos lembrar que a vida é tão frágil e especial'

De tantas famílias que poderiam ter adotado a Kat e entre tantas opções de vida que ela poderia ter, por alguma razão, foi a nossa família que teve essa sorte. Fomos escolhidos e premiados com uma vida tão especial e única. No final, acho que devemos nos lembrar que a vida é tão frágil e especial. Devemos cuidar sempre da vida e amar os outros pelas coisas boas.
07/11/2016 15:01 -02
Familia Shurmann

O que muda quando você viaja?

De acordo com alguns estudos, quando mudamos de ambiente para um lugar selvagem, com natureza ou até isolado, conseguimos atrair novas impressões e até "paramos" de pensar dando esse tempo de repouso para o cérebro.
05/10/2016 16:34 -03
Familia Shurmann

O equilíbrio entre terra e mar

No final das contas, quando estamos em terra firme temos que aproveitar porque o balanço do alto mar nos impede de fazer esses tipos de atividades. Por outro lado, a vida precisa ter balanço e, então, assim seguimos.
09/09/2016 13:21 -03
Familia Shurmann

Construímos oceanos de plástico e isso não é nada legal

Moramos em casas, apartamentos ou até barcos (como a minha família). Nos últimos anos, eu morei nesses três tipos de espaços e cada experiência dessas revelou-se na oportunidade de aprender muito. Aqui, gostaria de, humildemente, compartilhar um pouco do que venho aprendendo e do que tenho visto por mares e oceanos navegados. Uma coisa é certa: nosso estilo de vida interfere (e muito) no planeta.
29/07/2016 13:14 -03
Divulgação/Expedição Oriente

Viagens, aventuras, comida e cultura

Ah! O assunto é sério e ele é meu irmão. Então, tentei preparar o Sebastian para as os pontos de maior atenção e cuidado, pois, infelizmente, as consequências podem ser graves. Então, mesmo estando em uma tripulação unida, não podemos ficar na dependência dos outros. Alguns cuidados dependem apenas de nós mesmos.
02/06/2016 16:59 -03
Família Shurmann

6 coisas marcantes sobre a China

Na China, com sua população enorme, esperava ainda que tudo ficasse aberto 24 horas e, durante à noite, estaria tudo lotado. Como qualquer cidade, as pessoas trabalham durante o dia em horários normais. Andando à noite para ver a vida noturna no centro de Xangai e Hong Kong, vi que tudo ficava praticamente vazio. Pensava "cadê as 1,3 bilhão de pessoas"? Em casa, descansando como pessoas "normais". Com tudo isso dito, agora, digo a vocês: vão para China! Vale muito uma visita e, se bobear, várias outras.
18/05/2016 14:11 -03
Família Shurmann/Divulgação

O meu Japão e o Japão do Pedro

A Expedição Oriente tem proporcionado surpresas incríveis, entre elas, o Japão. Confesso que nunca tinha imaginado visitar, muito menos, planejado uma viagem até lá. Mas, depois de ter sido "obrigado" a ir, agora, sei que voltaria fácil!
03/05/2016 19:01 -03
Divulgação/FamiliaShurmann

Papua Nova Guiné: um lugar cheio de surpresas

Aventureiros, tudo bem? Sabem onde fica Papua Nova Guiné? Talvez alguns saibam, mas outros, não. Tranquilo. A Papua Nova Guiné fica bem longe do Brasil, ao norte da Austrália e somente 2 graus abaixo da linha do Equador. O lugar é quente, exótico e paradisíaco, com ilhas isoladas com praias de águas claras, cheias de peixes e vida.
03/03/2016 15:19 -03