profile image

Fábio Bibancos

Dentista e Empreendedor Social

Fábio Bibancos é fundador e presidente voluntário da OSCIP Turma do Bem. Foi eleito Empreendedor Social 2006 pela Fundação Schwab/Folha de S.Paulo e Empreendedor Social 2007 pela Ashoka. Foi o primeiro dentista do mundo a participar do Fórum Econômico Mundial de Davos. Idealizou o projeto Apolônias do Bem, cujo trabalho é reconhecido pela ONU. Para saber mais: www.tdb.org.br É fundador e presidente do Instituto Bibancos de Odontologia, eleito pela Veja SP um dos motivos para se amar em São Paulo. Para saber mais: http://www.bibancos.com.br/pt/bibancos.html
Shutterstock / Robcartorres

Salve-nos quem puder

Temos uma semana para recorrer da análise e reverter o parecer. E como atualmente tudo parece funcionar à base da mobilização/pressão, vou pedir a sua ajuda: Se você conhece algum jovem com um grave problema odontológico e que nunca conseguiu atendimento público, deixe seu comentário aqui e nós o encaminharemos ao CMDCA... quem sabe assim alguém por lá descubra que o problema está mais perto do que se imagina.
06/12/2016 11:11 -02
Shutterstock / konstantynov

Ganhar ou perder, tanto faz

Temos o prêmio de melhor dentista do mundo. Mas o que é o melhor dentista do mundo? Os outros dentistas não são os melhores dentistas do mundo? Obviamente não temos o intuito de julgar quem é melhor ou pior ali na frente do paciente. O prêmio é um símbolo de todo aquele esforço que eu falei... O melhor dentista do mundo, para nós, é aquele que consegue causar o maior impacto social em sua cidade. E ao receber o prêmio, é importante que todos saibam que ele está representando a odontologia, a Turma do Bem, a sua cidade, os dentistas das suas cidades, os coordenadores das outras cidades e cada dentista que se propôs a mudar a vida de um jovem, colocando um sorriso em sua vida.
26/10/2016 23:24 -02
Getty Images/iStockphoto

A nossa poderosa viagem em busca da empatia

Já os dentistas, nessa equação eles são quem mantém o projeto vivo. O fator propulsor. Sem o trabalho de cada um, não conseguiríamos número nenhum. E, com intuito de aumentar o resultado final dessa equação, esse ano o Sorriso do Bem será uma incrível viagem em busca da empatia.
13/10/2016 13:51 -03

Quem vai entrar para a história no maravilhoso Palace Casino?

Mas porque tudo isso? Tudo isso para lembrar que ali vamos fazer valer a regra da casa. Teremos uma semana de encontros históricos, festas inesquecíveis, palestras de personalidades incríveis... mas, para nós da Turma do Bem, esse "fazer história" não está atrelado ao luxo e a riqueza. Para nós, quem faz história são as pessoas que se dedicam a mudar a vida daqueles jovens que precisam de um tratamento odontológico, que necessitam de um sorriso para mudar a vida. Para nós, fazer história é acordar todos os dias pensando que a odontologia pode mudar a vida das pessoas. Para nós, um dentista que entra para a história é aquele que duvida do determinismo e coloca um lindo sorriso em quem não tinha nem dentes, nem grandes motivos para sorrir. É essa pessoa que vamos homenagear. E essa é a regra da nossa casa. O verdadeiro luxo está nas relações interpessoais.
03/10/2016 16:41 -03
Martin Barraud via Getty Images

O poder do grupo

Grupos têm força terapêutica. Neles, conseguimos nos expor e expor ideias, dar ventilação a elas, torná-las mais fortes, eficazes. Ganhamos segurança, identidade, não fraquejamos.
08/08/2016 11:12 -03
Mart Klein via Getty Images

Onde estão nossos anjos da guarda?

A crise vem. Aí o dinheiro diminui. Muito. Alguns patrocinadores encerram contratos. Outros reduzem o investimento - tinham de cortar de algum lugar e o dinheiro do "social" é sempre a melhor opção. Além disso, o número de doações de pessoas físicas despenca - a filantropia não tem vez em tempos de vacas magras.
22/07/2016 12:21 -03
Larnce Gold via Getty Images

Crime do jaleco branco

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) tem sido investigado, desde o último dia 14, por um rombo de mais de R$ 30 milhões em suas contas. Essa quantia equivale a mais de 70% de todo o orçamento angariado pela entidade em 2015 (R$ 42 milhões), dinheiro que sai do bolso de cerca de 280 mil dentistas e 27 mil clínicas odontológicas do país.
27/06/2016 11:06 -03
Turma do Bem/Divulgação

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Felizmente, graças ao trabalho dos dentistas do bem, em breve esses jovens não sofrerão mais com dor, vergonha, exclusão social. Seus sorrisos voltarão a existir. Mas e os outros milhões que não passaram por nossas triagens? Mais do que nunca, é necessário continuar fazendo barulho.
05/05/2016 13:30 -03
Herman du Plessis via Getty Images

Não é por Deus, não é pela família: É pelos desdentados

A interminável fila de discursos do impeachment só me deu mais certeza: quem me representa não está ali! Cada vez eu acredito mais na mobilização da sociedade civil. Porque quem me representa está trabalhando para transformar a vida de quem nunca teve voz. Como os dentistas do bem, que contra tudo e contra todos, têm suado sangue para garantir que a odontologia não seja privilégio de quem pode pagar, mas um direito de todo cidadão.
19/04/2016 10:50 -03
Blend Images - Jose Luis Pelaez Inc via Getty Images

Médicos, pacientes e o direito de dizer não

O paciente, antes de qualquer coisa, é um consumidor. E como tal ele pode (e deve!) escolher um profissional melhor alinhado com suas expectativas. Pra que ir num careta, se eu posso escolher um médico humanista, que não se importa com picuinha e que vê no paciente um ser humano e não sua ideologia? Isso se chama consumo consciente. Eu conheço 16 mil dentistas que não discriminam ninguém.
07/04/2016 16:36 -03
snowflock via Getty Images

Precisa-se de um manual

Acho que estou um pouco perdido no meio de tanta polêmica. Sem saber direito o que posso chamar de meu e o que não posso, gostaria de fazer uma última pergunta: como é possível manter a pureza de uma cultura em um mundo globalizado?
04/02/2016 18:48 -02