profile image

Fabiano Tatu

Ator, rubro-negro, paracambiense, apresentador do Fominhas e do Torcedor E.C.

Fabiano Torres, o Tatu, nasceu em Paracambi, em 1974, ainda a tempo de ver o Flamengo ser tricampeão carioca em dois anos, no fim de dezembro. É apaixonado pela Alemanha, em especial pela cidade de Freiburg e o S.C. Freiburg, o Gigante da Schwarzwald. Começou a trabalhar no futebol meio que por acaso, quando em 2010 foi eleito o torcedor símbolo do Brasileirão e apresentou a série "Energia de Todas as Torcidas", sucesso na internet e na ESPN Brasil naquele ano. Desde então pode ser visto e ouvido em programas como o "Torcedor Esporte Clube, na Rádio UOL, e no Canal dos Fominhas, no Youtube.
Heuler Andrey via Getty Images

A Chapecoense e o poder transformador do futebol

Agora, sempre que a Chapecoense entrar em campo vamos nos lembrar das histórias de vida encerradas por aquele acidente, dos sonhos interrompidos, dos pais que perderam seus filhos, dos filhos que perderam seus pais, das esposas que não terão mais seus maridos pra abraçar, dos ídolos que não vão mais ser aclamados e das amizades de uma vida toda, que tão brutalmente foram despedaçadas.
30/11/2016 10:03 -02
Reuters Staff / Reuters

Só paixão já não segura mais

Porém o mais preocupante de tudo é perceber que não estamos nem perto de começar a fazer as mudanças que precisam ser feitas. Quanto mais tempo levar para isso acontecer, mais difícil vai ser reverter esse quadro. Muito embora eu, particularmente, já veja a questão como irreversível, ainda é possível evitar que os estragos sejam maiores. Ainda dá para extrair coisa boa do que temos por aqui. No mínimo, muito melhor do que isso aí que estão empurrando pra cima da gente.
02/05/2016 10:26 -03
ASSOCIATED PRESS

Não faltam razões para seguir acreditando no Leicester City

O Leicester costuma impor um ritmo alucinante às suas partidas. Sem a bola, todos os jogadores de linha ajudam a fazer uma marcação ferrenha sobre os adversários; quando a roubam, apostam nos passes longos e na velocidade dos homens de meio e de frente para encaixar contra-ataques verdadeiramente mortais.
23/03/2016 18:28 -03
divulgação

O que 'O poderoso chefão' nos ensina sobre futebol

Eles exploram, monopolizam, se mancomunam com outros poderosos, vendem proteção contra eles mesmos, se revezam e se perpetuam nos cargos, formam grupinhos, favorecem os amigos... enfim, fazem tudo conforme reza a cartilha mais básica e antiga da cosa nostra. Já passou da hora de a gente parar de ter receio de usar as palavras certas. Passou da hora de tratarmos essa gente como gângsteres, pois é isso que eles e todos os que com eles se juntam são.
29/06/2015 13:45 -03
MARCOS DE PAULA/ESTADÃO CONTEÚDO

O lado 'bom' de Eurico Miranda

Botafogo e Vasco farão a final do Carioquinha 2015. Essa é sem dúvida a decisão com qual a federação do Rio sonhava. E como sempre acontece nesses dias que antecedem o fim de um campeonato, é hora de se fazer aquele bom e velho balanço. Numa competição em que entreveros políticos, rachas, trocas de ofensas, brigas por lado de arquibancada e valor de ingressos, mordaças e julgamentos tiveram muito mais destaque do que qualquer partida, gol ou jogada, nada mais justo do que falar da figura que melhor representa o atual estado das coisas no futebol do Rio de Janeiro: Eurico Miranda.
24/04/2015 11:23 -03
wikimedia commons

O que Firmino nos ensina sobre futebol no Brasil

Por que Firmino precisou aparecer tão longe de casa? A resposta a essa pergunta é tão simples quanto preocupante: porque os clubes brasileiros, salvo em casos cada vez mais raros, não estão empenhados em formar jogadores, mas sim em vendê-los. A necessidade de fazer caixa se sobrepõe ao planejamento e, principalmente, ao bom senso, o qual, se existisse, faria com que os clubes mantivessem esses jogadores por mais alguns anos aqui e os vendessem por valores semelhantes ao que passam a valer após uma ou duas temporadas na Europa.
30/03/2015 12:24 -03
RENATO COSTA /FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

O que esperar da nova MP do futebol

Entre vantagens e desvantagens, erros e acertos, a MP é boa e, caso aprovada, poderá representar o começo de uma era de avanço que há muito precisava começar. Porém, é bom relembrar as palavras daquele velho líder sindical, o qual, quando presidente da República, disse que "no Brasil tem lei que pega e lei que não pega". Nunca antes na história desse País ele esteve tão certo.
23/03/2015 16:50 -03
YASUYOSHI CHIBA via Getty Images

Dunga, CBF e as toupeiras

Depois de escutar algumas das respostas dele às perguntas dos repórteres que participavam da coletiva, como, por exemplo, ao justificar a presença do Robinho na lista com o argumento de que, aos 31 anos e consolidado como símbolo maior de uma geração que prometeu muito e realizou muito pouco, o ~rei das pedaladas~ é uma referência para esse grupo de jogadores, aí mesmo foi que tive a certeza de que ele e esse encalacrado insetívoro da família dos talpídeos têm bem mais coisas em comum do que me era possível prever.
09/03/2015 14:30 -03
divulgação

Atletiba: a revolução começou! E foi no Paraná

Ainda em meio à ressaca do Carnaval e três dias antes do maior clássico estadual, Atlético e Coxa anunciaram a união dos dois em prol do fim da violência nos estádios e do fortalecimento do futebol paranaense como evento e produto. Golaço da dupla!
23/02/2015 14:21 -03
CARLA CARNIEL/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

5 motivos para a torcida do Palmeiras (ainda) não se descabelar

Nem bem o ano começou e o Palmeiras já ensaia entrar numa crise. Até aí, nada de novo. Faz mais de uma década que crise é o estado permanente do Verdão. O Palestra é um clube constantemente em crise, mas que às vezes vive uma fase mais serena. Mas, por mais motivos que a torcida que canta e vibra possa ter pra ficar ressabiada, é preciso levar em consideração alguns outros pontos antes de arrancar os poucos cabelos que ainda lhe restam.
10/02/2015 17:03 -02