profile image

Ester Rizzi

É professora-advogada ou advogada-professora, a depender da situação

Ester Rizzi é professora-advogada ou advogada-professora, a depender da situação. Professora da Faculdade Cásper Líbero e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e quase doutora pela Faculdade de Direito da USP, tem como temas transversais em suas pesquisas e reflexões: sistema político brasileiro, direitos humanos, história do constitucionalismo, República de Weimar, Revolução Mexicana, direito à educação e liberdade de expressão.
Cris Faga/CON via Getty Images

A falácia do discurso de 'unidade nacional' de Michel Temer

O momento político atual parece querer fazer desaparecer toda a posição chamada "esquerda" do espectro político brasileiro. Mais do que o PT, a forma como o impeachment e os debates foram conduzidos parecem ter feito emergir um rancor e um ódio contrário ao que a esquerda representa. Basta se identificar com esse ideário, dizer que o Estado tem o papel de distribuir riquezas que estão muito concentradas, para ser alvo do ódio. A forma e os discursos que acompanharam a votação da noite de ontem são apenas uma manifestação de um fenômeno que está difuso na sociedade.
18/04/2016 11:20 -03
ASSOCIATED PRESS

É golpe ou não é golpe?

Para a esquerda no Brasil, e é desse ponto de vista que falo - apesar de ser um pouco perigoso nestes dias de perseguição difusa a quem se afirmar de esquerda - é momento de recolher os cacos. Achar pontos de identidade e solidariedade. Ficarmos juntos, mostrar organização coletiva, ocupar o espaço público. E pensar, refletir. Resistir como possível às tentativas - que virão! - de impor retrocessos sociais. E pensar e refletir mais.
07/04/2016 12:50 -03