profile image

Escola de Notícias

Iniciativa social liderada por jovens do Campo Limpo (SP)

A Escola de Notícias é um iniciativa social liderada por jovens moradores do Campo Limpo, zona sul da cidade de São Paulo, que tem o propósito de impulsionar transformações em diferentes tipos de Comunidades usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Legalmente constituída desde abril de 2014, a organização desenvolve atualmente seis projetos educativos especialmente focados nas áreas de Juventude, Educação e no Desenvolvimento de Comunidades. Para falar com eles acesse www.escoladenoticias.org ou pelo e-mail contato@escoladenoticias.org
Tom Merton via Getty Images

Cultura maker aos jovens da periferia para inovação social

Em 2015, o programa Arrastart formou 1.102 jovens que criaram 32 propostas de startups. Para este ano, a meta é atender dois mil jovens, criando outras 50 propostas de startups sociais. A ampliação deste programa, no Projeto Arrastão, será com a implantação do nosso Lab Maker, como forma de potencializar o apoio deste aprendizado a jovens e adultos. E, apoiá-los na construção de negócios de impacto social.
20/07/2016 10:13 -03
Getty Images/iStockphoto

Não há justificativa para a violência

O machismo mata uma mulher todos os dias, a cada uma hora e meia. A cada 5 minutos uma mulher é agredida e a cada 4 minutos uma mulher é estuprada. 50 mil mulheres são estupradas por ano. Dessas,4.260 mulheres morrem e 70% dessas mortes são causadas pelos companheiros e ex-companheiros que acham que têm domínio sobre mulher; e isso tudo somente aqui no Brasil. Não pode ser admitido ver mulheres sendo assassinadas só pelo fato de serem mulheres; nem crianças traumatizadas e muito menos o machismo crescendo culturalmente por todo o País.
06/07/2016 16:57 -03
reprodução

A chave do feminismo

Costumo dizer que foi o feminismo que me encontrou e começou a se envolver comigo. Talvez seja assim com a maioria das mulheres. Até porque, feminismo vai mais além do que aquele velho, mas ótimo conceito de que é um movimento cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
19/06/2015 14:55 -03
Getty Images

Sobre o aprendizado constante, crises de riso e graxa nas mãos

Precisou de dois minutos, apenas para ela deixar o material dentro de casa, arregaçar as mangas e lançar: "Vamos ter de trocar esse pneu." "Oi? Mãe, pera. Trocar o pneu?" "Já troquei antes, grávida de sete meses. Vamos lá." E fomos. E deitamos no chão. E sujamos as mãos de graxa. E tivemos crises e mais crises de riso. E demoramos um pouco. Mas trocamos o pneu, juntas.
26/05/2015 17:05 -03
escola de notícias

'A rua é o nosso quintal, e vai ser incrível quando todo mundo pensar assim'

Até que ponto os jovens estão conectados com o espaço público e são motivados a cuidarem dele? Tem uma galera que está fazendo a sua parte para mudar e se conectar com a cidade, dando a sua própria forma de viver no espaço urbano, sem medo de ser feliz e cheia de atitude. Para entender melhor esse movimento, conversamos com Carol Delgado, antropóloga, que lida diretamente com o assunto e coloca alguns pingos nos "is" e reflexões, usando seu termômetro de profissional que trabalha com juventude.
15/05/2015 18:31 -03
arquivo pessoal

Minha mãe me ensinou a conviver

Ainda em sua barriga, Graça começou a me apresentar para as pessoas quando deixava a mão de alguém tocar seu ventre. Entre estas mãos estava a do meu pai. Nasci e ela começou a compartilhar comigo a sua comunidade, seus costumes da terra quente do nordeste de me deixar andar descalça por ai. Ela, que cresceu com doze irmãos, me ensinou a dividir com o meu irmão tudo, começando pela amamentação. Fui entendendo o que significa viver junto a partir da minha convivência com ela: minha mãe.
08/05/2015 16:58 -03
reprodução

Das afetividades da educação

Enquanto educadores (e educandos, pois, devido aos afetos, somos as duas posições ao mesmo tempo) aprendemos quando nos conectamos uns aos outros e com nós mesmos e nossos novos estados.
28/04/2015 15:09 -03