profile image

Darcísio Paulo Perondi

Deputado federal pelo PMDB/RS

Natural de Ijuí, médico pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, com pós-graduação em Puericultura e Pediatria, exerce o cargo de deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul pela sexta legislatura consecutiva: 1995-2019. É vice-líder do Governo na Câmara.

Por 22 anos foi o presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), de 1986 a 2008. Foi presidente e vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (AMB) e ainda é presidente de honra da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

Por 9 anos foi Presidente da Frente Parlamentar da Saúde (2007-2015).  É membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família e membro suplente das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e de Finanças e Tributação.

Foi presidente das Comissões Especiais destinadas a discutir o Financiamento da Saúde Pública e destinada a discutir a redução da tributação sobre medicamentos. Relatou a Lei que reduziu os impostos sobre medicamentos, a Lei que restringiu a propaganda de cigarro e a Lei de Biossegurança (Transgenia e Células - Tronco Embrionárias), entre outras. Foi Relator da Lei que instituiu um novo Regime Fiscal e fixou tetos de gastos públicos (PEC-241).

Foi condecorado com a Ordem do Mérito das Misericórdias do Brasil, com a Ordem do Mérito Médico da Presidência da República e com o Título de Membro Honorário da Liga Internacional do Aleitamento Materno, entre outras.

Também recebeu homenagens da Academia Nacional de Medicina, Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Conselho Federal de Odontologia, Federação de Administradores Hospitalares de São Paulo, entre outras entidades.

Vem sendo anualmente classificado pelo Jornal Folha de São Paulo, pela Revista Veja e pelo Diap como um dos parlamentares mais atuantes e importantes do Congresso Nacional (Cabeças do Congresso) e pela Arko Advice como integrante da "Elite Parlamentar. Também vem sendo indicado por anos consecutivos ao Prêmio “Congresso em Foco”, por escolha dos jornalistas que fazem a cobertura diária do Parlamento, principalmente por sua atuação na defesa da saúde.