profile image

Danilo Alves de Sousa

Jornalista, pesquisador da FGV Direito SP, da Escola de Direito de Brasilia e membro da Sociedade Brasileira de Direito Público

Fundador e atual coordenador do blog Juridi-quê. Colunista do blog internacional In Brazil. Membro e tutor na Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP). Integrante da Clínica de Litigancia Estratégica, do Grupo de Estudos de Política e Instituições Brasileiras e do Grupo de Estudos em Filosofia, todos da FGV Direito SP. Pesquisador da FGV Direito e da Escola de Direito de Brasilia (EDB). Foi colaborador do projeto Supremo em Pauta, do núcleo de Constituição e Justiça da FGV-SP, onde produziu diversos artigos para o jornal O Estado de S. Paulo. 
Ueslei Marcelino / Reuters

A crise institucional e o futuro da Lava Jato após a morte de Teori Zavascki

Não se trata de defender a passividade frente a momentos tão delicados. A investigação precisa ser protegida e, em certa medida, controlada de seus abusos para que possa agir de modo legitimo. A demora na escolha do sucessor é nociva para o andamento da mesma. Porém, considerando que as instituições são exercidas por homens, será que estamos protegidos das paixões de indivíduos?
20/01/2017 12:37 -02
Brazil Photo Press/CON via Getty Images

O que aconteceu com o STF no julgamento de Renan Calheiros?

Dizer quem ganhou ou perdeu essa decisão é tema para outro artigo. O que podemos tirar dessa decisão que as instituições saíram extremamente fragilizadas, tanto o Senado sai sendo visto como permissivo com atitudes antiéticas quanto o Supremo vê sua autoridade questionada e sua imagem abalada. No fim, a crise se aprofunda entre o Legislativo e o Judiciário e Temer, representante máximo do Executivo, aparenta seguir tão decorativo quando ainda era apenas um vice-presidente.
08/12/2016 23:03 -02
HEULER ANDREY via Getty Images

Por que só agora Cunha foi preso?

A existência de regras claras é uma condição essencial para a existência de uma democracia saudável. Quando essas regras são dobradas ao sabor dos ditames políticos, vemos uma situação onde não só nossos desafetos, mas todos estão em risco. Eduardo Cunha deve pagar por todos os crimes que cometeu, mas dúvidas surgem com relação à real intenção do Judiciário quanto ao timing dessa prisão, se não houve mudança jurídica o que condenou Cunha a prisão?
20/10/2016 11:09 -02
EVARISTO SA via Getty Images

Efeito dominó: Uma análise sobre os 50 dias do governo interino de Michel Temer

Contudo, não é correto apontar o atual governo como responsáveis por todos os problemas estruturais graves que afligem o Brasil. A atual crise política foi a consequência de muitos fatores. Poderíamos apontar o esgotamento do atual modelo representativo e as ligações obscuras entre as iniciativas pública e privada como dois dos principais fatores que explicam como o sistema não foi capaz de absorver esta crise.
04/07/2016 09:54 -03