profile image

Carolina Delboni

Jornalista, colunista do Estadão online e consultora em comportamento infantil

Jornalista, trabalhei por 10 anos com tendências e moda. Fui editora da Vogue, depois trabalhei na Ilustrada cobrindo SPFW, editei a revista Moda na Folha de São Paulo também, passei pelo site Chic e alguns anos no SPFW editando o site do Paulo Borges. Dai tive filhos e quando a gente tem filhos parece que a vontade de mudar é incontrolável. Abri a Baby Basics e troquei o teclado pela máquina de costura. Foram 5 anos de loja. Vendi e voltei ao jornalismo e fui redatora chefe da Pais&Filhos. Hoje sou colunista do Estadão online e escrevo pro Catraquinha e Vogue Kids, além de tocar a Small+
Getty Images/OJO Images RF

Deixem as grandes experiências para os adultos

Foi-se o tempo em que ser criança era algo simples. Singelo. O mundo pede que a gente viva experiências agora e que as proporcione a elas. Isso é ferramenta de marketing e aplica-se à infância como se fosse sinônimo de diversão. Afinal, a vida está monótona, e por que não viver experiências, não é?
30/07/2015 18:29 -03
Alamy

Mães: internet não é doutor

Consultar o Google para doenças é o mesmo que ler bula de remédio. A gente apavora porque lê uma infinidade de possibilidades pra doença e não sabe o que fazer com aquilo. Na verdade, nem entendemos tudo que está alí. E o mesmo vale para os grupos de mães do Facebook, onde muitas delas, perguntam sobre quais remédios dar e a posologia correta. Gente: não pode! Isso é seríssimo.
24/04/2015 18:34 -03
arquivo pessoal

Como meus filhos me ensinaram a cozinhar

O incentivo é nosso sim. E demos autonomia pra isso. Precisa. É importante saber cozinhar sua própria comida e colocando a mão na massa, literalmente, cria-se vinculo com o alimento. A gente passa a conhecer melhor o sabor daquilo ali e pra que ele serve.
22/04/2015 17:31 -03
Getty Images

Brincar é coisa séria

Transitar entre o brincar individual e o coletivo dá a criança a possibilidade de ser verdadeira e espontânea. E são essas raízes da infância e essa autonomia no brincar que efetivam a base de transformação da vida social no futuro. A arte de brincar na infância se transforma na arte de viver quando adultos.
09/04/2015 18:29 -03
slightly everything/Flickr

Alergia alimentar: um problema de todos

Alimento é o assunto em voga dos nossos tempos e como reflexo (da má alimentação) cresce o numero de crianças alérgicas no Brasil. Segundo a ASBAI, Associação Brasileira de Alergias, 30% da população hoje é alérgica, sendo 20% dessa amostra crianças. As alergias acometem de 6% a 8% das crianças com menos de três anos de idade.
30/03/2015 15:21 -03
Getty Images/Blend Images

TDAH: a droga da obediência

Sabe aquela criança que tem dificuldade de prestar atenção na aula, passa muito tempo sonhando acordada e se distrai facilmente? Se desconcentra ou se agita demais. Poderia ser qualquer uma, não é mesmo? Afinal, isso tudo faz parte da infância e a gente está acostumada a lidar com esses comportamentos sem se preocupar se eles são saudáveis ou não. Criança é assim.
17/03/2015 18:08 -03
kdinuraj/Flickr

Slow Parenting: remando contra a maré

Almejamos por bebês que nascem já acelerados para aprenderem logo a andar, a falar e sair por ai a conquista do mundo. Mais uma vez fica a questão: o que queremos? Qualidade ou quantidade? O futuro pede uma mudança de comportamento que não precisa ser radical, mas precisa ter menos pressão.
09/03/2015 17:32 -03
hoyasmeg/Flickr

'Sabia que filho tem tempero?'

Filho tem tempero. Temperamento. Temperatura. Tempera. Palavras que etimologicamente são da mesma família, do mesmo núcleo. Temperamento pode ser sinônimo de têmpera, tempero, temperança ou temperatura. Encontrar-se nessas possibilidades define como você é, como age, como se relaciona, se comunica. Diz também quais são seus desafios, seu karma, onde pega.
19/02/2015 12:42 -02
barnabywasson/Flickr

'É na escola que a criança pode experimentar, pela primeira vez, o que é ter um espaço seu'

No fundo (ou lá no começo de tudo), educamos para a liberdade. Liberdade de escolhas, de ações, de ir e vir. E é na escola que a criança tem a possibilidade de experimentar, pela primeira vez, o que é ter um espaço seu. Espaço onde os pais são convidados a entrar e a participar, mas que, antes de tudo, é dela, da criança. Do portão pra dentro os pais delegam a escola a responsabilidade de ditar as regras e apresentar um outro pedaço desse imenso mundo. E do portão pra dentro, as crianças descobrem e experimentam o primeiro cheiro do que vamos chamar de liberdade, individualidade e coletividade. São regras em sociedade agora.
06/02/2015 13:59 -02
geezaweezer/Flickr

'Que lindo seria se nós pudéssemos ensinar as crianças que é preciso esperar'

Nossa espera é vivida. A deles é com o iPad ou a TV na cara ligada - e com som ainda. Pais não sentam mais a mesa num restaurante sem que antes já liguem o desenho para a criança. Porque pode ser extremamente tedioso ficar a mesa "sem fazer nada" esperando a comida chegar. Mas é nessa espera que aprendemos a transformar tédio em algo maior como a conversa com os pais.
02/02/2015 16:23 -02
Chris Marchant/Creative Commons

'Hoje o céu está tão lindo'

E não é porque a cor era azul, porque não tinha nuvens ou porque a previsão dizia que não ia chover. É porque você foi embora, foi descansar como dizem os anjos. Foi em paz, dormindo, de olhos serrados. Profundamente serrados. Depois de 97 anos. Demorou vó, demorou muito, mas você disse adeus e a gente precisa aceitar. Já estou com saudades.
15/01/2015 12:53 -02
Nisian Hughes via Getty Images

'Somos todos mestiços'

Branco, preto, caboclo, indío, amarelo... a lista de tonalidades da pele do brasileiro é extensa. Somos mistura de um monte de gente e povos, mas somos todos "um" também. O que faz de nós mestiços num país onde 50% é negro e outro 50% é todo miscigenado.
03/12/2014 17:13 -02