profile image

Carlos Bezerra Jr.

Médico e deputado estadual (PSDB-SP)

Carlos Bezerra Jr. é médico e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo. Depois de exercer a medicina por 10 anos na rede pública da periferia da capital, foi eleito três vezes vereador e exerce agora o segundo mandato de deputado estadual pelo PSDB-SP. É autor da lei contra o trabalho escravo considerada pela ONU a mais avançada legislação sobre o tema no mundo. Criou o projeto que deu origem ao programa Mãe Paulistana, de acompanhamento da gravidez e parto, responsável pela maior redução da mortalidade infantil na história de São Paulo e aprovado por 98% das usuárias.
Ueslei Marcelino / Reuters

Afinal, quem vai pagar o pato?

Vale frisar que há outros caminhos e que se o governo se empenhasse, com força máxima, para ver aprovado o imposto sobre grandes fortunas, ou Imposto para os ricos ou ainda o imposto de solidariedade (como é chamado em vários países) - o nome importa pouco -, metade do ajuste fiscal já estaria feito.
13/10/2016 14:17 -03
Reprodução/TV Band

Um ensaio sobre a cegueira coletiva

Que postura é de se esperar de um pai, que "é" pai antes de "estar" qualquer outra coisa? Resisto muito a acreditar que estamos debatendo a falência de nossos valores, mas assim como a indagação que me veio à cabeça foi inevitável, também considero indeclinável a ideia de que a tolerância é uma exigência ética para todos nós, de qualquer raça, credo ou ideologia.
02/09/2016 15:40 -03
Alamy

Ítalo, 10 anos. Na hora errada, no lugar errado

Mais ainda, as palavras de Jesus têm importância além da fronteira temporal. Por certo, Ele incluiu em seu discurso crianças semelhantes àquela que hoje tem a morte celebrada por muitos, que insensíveis, não se aperceberam que a morte de Ítalo é um fracasso de todos nós.
10/06/2016 11:02 -03
stevanovicigor via Getty Images

Sobre crises e abutres

A já tão afetada imagem do Brasil, interna e externamente, não pode ser arrastada nesse turbilhão de interesses obscuros, já que o momento clama por transparência e ações pautadas pela ética. Sabemos bem, e a história atual nos confirma, que só os que devem, tem a temer.
01/06/2016 12:54 -03
dek dav/Flickr

Quando a fé cheira a pólvora

Há alguns dias, recebi pelas redes sociais a imagem de uma Bíblia aberta com um revólver em cima. Fiquei estarrecido porque a postagem trazia a logomarca de um deputado federal e usava um versículo do livro de Êxodo para justificar projeto que aumenta de seis para nove o número de armas por cidadão e o número de munições de 50 por ano para 50 por mês.
27/05/2015 09:50 -03
reprodução

Mc Melody e o pancadão da infância roubada

Acerta o Ministério Público do Trabalho ao focar de forma precisa a questão do trabalho infantil. Reproduzo as palavras do Procurador do Trabalho Marco Antônio Ribeiro Tura, responsável pelo inquérito: "Não importa se ela canta rock, funk ou ópera. O que estamos investigando é o trabalho infantil", explica ele.
28/04/2015 18:34 -03
Getty Images/Brand X

Por que a Lei do Parto Humanizado é um avanço em São Paulo

Num momento em que a atividade parlamentar está em descrédito e, ao mesmo tempo, uma parcela significativa das pessoas realmente acredita na visão autoritária de que uma uma canetada resolve problemas sociais e culturais, é uma vitória enorme dar mais um passo no projeto que me fez entrar na política, a garantia de atendimento digno às mães e bebês na rede pública de saúde.
31/03/2015 11:51 -03
_titi/Flickr

'Tomara que um dimenor mate toda a sua família': o não-debate sobre maioridade penal

Basta apresentar um dado contrário ou se dizer contra para imediatamente ser acusado de defender a impunidade, na lógica binária de que, se você é contra a redução da maioridade penal automaticamente é a favor de nenhuma responsabilização para crimes cometidos por adolescentes. Isso quando a reação não vem em forma de ameaça, o paradoxo da pessoa que deseja publicamente o assassinato de toda a sua família em nome do fim da violência.
24/03/2015 17:09 -03