profile image

Bianca Santana

Jornalista, escritora e doutoranda em Ciência da Informação pela ECA-USP

Jornalista, escritora e doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Miguel Tovar/STF via Getty Images

Waldik Gabriel e Ítalo são vítimas de um Estado que mata crianças negras, em vez de protegê-las

As principais vítimas são meninos negros e pobres que vivem nas periferias das grandes cidades, como Biel e Ítalo. Em 2013, foram registrados 10,5 mil casos: uma média de 28 crianças e adolescentes assassinados por dia. Estamos em segundo lugar no ranking de países com maior número de assassinato de meninos e meninas de até 19 anos, atrás apenas da Nigéria.
27/06/2016 21:36 -03
Arquivo Pessoal

Ocupação da E.E. Wilma Flor, na Cidade Tiradentes

Cartazes indicam: estudantes resistem. Do portão fechado é possível ouvir aquele barulho de escola viva. O páteo aberto, esvaziado pela chuva, cria um clima de mistério antes de passar pelo corredor estreito. Do lado de dentro, uma roda de debate, artes marciais em um tatame, reunião na cozinha improvisada e jogo na mesa de pingue-pong.
10/03/2016 15:18 -03
Reprodução/Twitter

Precisamos ser efetivos no combate à criminalidade

A pergunta que fica é: quem é bandido no Brasil? Menino de classe média que estupra "cometeu um equívoco" e recebe apoio dos pais para abafar a situação. Mas, sem falar nos menores agora, quantos homens adultos já forçaram uma mulher a fazer sexo sem o consentimento dela?
21/08/2015 17:46 -03
Denis Bocquet/Flickr

Em 2025 comemoraremos as mudanças que começam aqui e agora

Em 2025 comemoraremos a primeira década de significativa redução de desigualdade social no Brasil. Nossa sociedade mais igualitária será, evidentemente, mais segura, com índices baixos de violência às pessoas e ao patrimônio. Seremos destaque em raknings de qualidade de educação, acesso aberto ao conhecimento, empregabilidade, preservação ambiental, saúde e igualdade de gênero.
06/05/2015 19:32 -03